Tem pouco tempo que os fumantes belenenses se depararam com a "caixinha" Carlton/Dunhill.
Poderia ter vindo de Fórmula 1, mas veio de jegue, lá de Sumpaulo.
O "novo" desenho da carteira de cigarros ficou "bonitinho"; contudo, ganha nota ZERO em praticidade: o plástico sai ao contrário e com dificuldade, as pessoas jogam o maço fora com os 05 "cinco" reservas, a embalagem se desmancha à toa, etc.
Será que tudo isso foi proposital, pensado como "jogada de marketing" para "aumentar" (desperdiçar) a saída do produto?
Será que tudo isso foi proposital, pensado como "jogada de marketing" para "aumentar" (desperdiçar) a saída do produto?
Fumante é sacaneado até pelos próprios fabricantes de cigarro:
Souza Cruz faz ação em 50 mil PDVs para comunicar posicionamento de sua segunda marca mais antiga.
Por Robert Galbraith
05 de Novembro de 2008 às 09:06
Há quase oito anos convivendo com o desafio de comunicar suas marcas sem o uso de mídia, a Souza Cruz inicia neste mês uma campanha criada pela G2 em seus 50 mil pontos-de-venda no Estado de São Paulo para comunicar o novo posicionamento da marca Carlton, a segunda mais antiga do portfólio da empresa, lançada em 1964 - Hollywood é de 1931. A partir do dia 17, os maços da tradicional marca apresentarão o produto como Carlton by Dunhill. Segundo Marcelo Guimarães, diretor de marcas da Souza Cruz, a fusão é uma estratégia conjunta com a sócia internacional British American Tobacco (BAT) para agregar mais valor e prestígio a seu portfólio de marcas premium. "Nesse sentido, Carlton foi a marca escolhida por ser reconhecida no mercado brasileiro pelos atributos de alta qualidade, sofisticação e exclusividade - e, por isso, completamente alinhada ao posicionamento da marca Dunhill no mundo", explica, ao lembrar que Dunhill existe desde 1907 e é vendida em mais de 100 países.
Segundo o executivo a mudança não significa um fim progressivo de Carlton para a introdução da centenária marca inglesa, mas um processo que revitalizará a marca brasileira e também reforçar a globalização do portfólio da BAT. "É uma evolução da marca. O produto Carlton, tão apreciado por seus consumidores, continua exatamente o mesmo, mas agora ainda mais sofisticado, alinhado às tendências mundiais em design", afirma.
Sem sustos
A avaliação é de que, além de fortalecer a entrega de Carlton através de Dunhill, o movimento alavanca os principais atributos para a marca, como internacionalidade, sofisticação e alta qualidade. Carlos Silvério, vice- presidente de criação da G2 - empresa de branding e design do Grupo MatosGrey presidida por Sérgio Brandão - diz que a relação das duas será de mutualismo, com ambas usufruindo das qualidades uma da outra.
Um dos maiores cuidados nos 14 meses em que vem desenvolvendo essas ações de comunicação, segundo Silvério, foi evitar qualquer impressão que pudesse desapontar os fumantes de Carlton ou sugerir mudança na concepção do produto.
"A Souza Cruz percebeu que não pode gerar surpresa negativa ao consumidor, que gosta de entender as mudanças e ser avisado sem sustos. É uma comunicação muito trabalhosa em função das extremas restrições da legislação", diz Silvério, que assinou pela DPZ as últimas dez campanhas de Carlton antes de 2001.
Vendedores treinam pronúncia do nome
Sem o uso de mídia, proibido às empresas tabagistas no Brasil desde 2001, as mudanças no setor precisam sempre ser estudadas e introduzidas com cautela para não gerar percepções equivocadas. Para este movimento de Carlton, a Souza Cruz realizou pesquisas com mais de 6 mil pessoas nos últimos dois anos para avaliar a percepção dos consumidores em relação às mudanças na embalagem e no nome. Essa foi a maior amostra de pesquisa já implementada para uma marca da Souza Cruz, garante Marcelo Guimarães, diretor de marcas da empresa.
Foram escolhidos dois mercados piloto: Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e as cidades de Uberlândia, Uberaba e Araguari, no Triângulo Mineiro. Antes da chegada dos novos maços aos PDVs, uma embalagem de transição será usada com uma dobra central, na qual será a apresentada a marca Dunhill.
Um DVD de 60 segundos foi desenvolvido para ser apresentado aos varejistas como parte do treinamento realizado pela equipe de vendas da Souza Cruz para que estes possam explicar as mudanças aos consumidores e também ensinar a pronúncia correta da marca inglesa.
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