segunda-feira, 26 de maio de 2008

A ciência da "gambiarra" (ou: A miséria é mãe da inventividade).

O leitor do Blog deve estar pensando: “Que porra é essa? Esses caras não têm linha editorial!”
Calma, vamos explicar:
A linha editorial deste Blog é: “Tudo é postável”.
Esses seis vídeos mostram o quanto ralamos para conseguir as imagens deles próprios e dos que estão por vir. Em primeiro lugar procuramos na internet suportes para câmeras de vídeo — para as nossas, claro; comprar um conjunto novo seria burrice, afinal, o Blog não tem patrocínio algum.
Não encontramos nada eficiente nem para motos, nem para autos — utilizamos duas câmeras: uma Mitsuca e uma Sony — mais que isso a gente montaria uma emissora de TV.
Vimos que os Tornadeiros (
http://www.tornadeiros.com.br) — uns doidos apaixonados pela motocicleta Honda XR 250cc, a Tornado — padecem com o mesmo problema para capturar imagens em trilhas.
Então fomos à luta: com a ajuda do gênio japonês do Ronaldo Moraes Rêgo, chegamos a uma solução razoável de custo zero — como diria o nosso saudoso amigo Gileno Muller Chaves: “Zé, tempo ocioso não custa nada!”.
Bolamos um suporte que bem se adaptou à Tornado, o testamos e ele está em uso, até que a gente consiga algo profissional, pequeno, eficiente e barato.
Esse projeto, limitado a câmeras pequenas que agüentem impactos, foi divulgado através desses vídeos no Youtube e muita gente já enviou e-mail demonstrando interesse, principalmente os que tem moto.
Há no mercado estabiladores como o Steadicam ou o Flying Jr, ou suportes-estabilizadores de pescoço e ombro; mas, imaginem essas parafernálias como armadilhas invisíveis: inviáveis. A idéia é também camuflar a câmera para flagrantes necessários: uma propina, uma situação inusitada, um fenômeno natural, uma puta ou um traveca de esquina, etc.
O barato de todo esse trabalho foi o próprio laboratório: pesquisamos, testamos e continuaremos com as investigações até chegar a um resultado melhor que o atual. O Ronald está trabalhando em um suporte para carro que seja manipulado pelo motorista e imperceptível à “vítima”.
Caso alguém tenha uma solução melhor, beleza: a gente é humilde e aceita a idéia de bom grado!
O derradeiro teste, antes do uso efetivo.
Visão do conjunto: suporte e câmera Mitsuca DV5073BR.
Teste de edição de captura motorizada de imagens.
Teste do suporte para câmera 01.
Teste de suporte para câmera 02.
Teste de suporte para câmera 03.
Para assistir aos vídeos em alta definição vá ao Toutube: http://br.youtube.com/watch?v=yHM097F3eG8. Os outros três foram postados como "respostas" a este, portanto, estão "linkados" no site, logo abaixo da tela maior de exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!