quarta-feira, 28 de maio de 2008

Belém do Pará: filmagens das obras da 1º de Dezembro.

Abaixo há duas motofilmagens* das obras que prolongarão a avenida 1º de Dezembro (ou João Paulo II para os católicos) que, nalgum dia — não se sabe ao certo o mês e o ano —, chegará à Alça Viária.
O material filmado, praticamente sem cortes, corresponde ao trecho ora em execução: principia próximo ao clube Assembléia Paraense e finda na rua Mariano (asfaltada) que se interliga à passagem Nossa Senhora Aparecida (terra batida); corroborando assim para um maior engarrafamento no Entroncamento, já que essas transversais lá desembocam (600 e 450 metros antes do shopping center Castanheira, respectivamente) — postamos um terceiro vídeo que mostra a esquina da rua Mariano com a avenida Almirante Barroso defronte ao Memorial à Cabanagem .
A tomada dessas imagens se deu no dia 27 de maio de 2008, terça-feira, às 15 horas e 30 minutos — uma hora e meia após o almoço dos operários.
Vê-se, pelo registro, que o ritmo das operações mecanizadas é lento e há equipamentos parados; isso significa dizer que sair de Belém permanecerá um puta tormento por muitos e muitos anos.
Essa ação de engenharia não deveria ter conotação política, mas denotação estritamente técnica; já que é imprescindível para o escoamento do tráfego da Cidade, que conta com a única e infernal saída: o congestionamento.
*O neologismo motofilmagem foi empregado porque foi desse modo que as filmagens foram realizadas: uma câmera acoplada ao guidão de uma motocicleta.
Pedimos desculpas pelos solavancos presentes nas imagens — quando o blog estiver sob os auspícios de um almofadinha, a gente adquire algo menos sem-vergonha.

Caminho de ida: Assembléia/Entroncamento.

Caminho de volta: Entroncamento/Assembléia.

Tomada da esquina da rua Mariano com a avenida Almirante Barroso, defronte ao Memorial à Cabanagem.

Para assistir aos vídeos em alta qualidade, vá ao Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=pIec3dxEwW8 e http://br.youtube.com/watch?v=mKwlDNL0fME

Um comentário:

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!