quinta-feira, 29 de maio de 2008

Belém do Pará: início da década de 1970.

Um amigo virtual, o Rogério Freitas Neves Júnior, fez essa presa: deixou-nos editar mais jóias da coroa belenense.
Estaríamos em 1969 ou 1970? Não houve consenso entre nós, porque as referências lógicas do Rogério são os modelos dos automóveis — ele percebeu que a Veraneio na Almirante Barroso seria de 1969 — mas o blog está aberto aos comentários para que as correções sejam efetuadas.
Belém em 69 ou 70 não difere tanto: apreciemos aí o velho “lotação”, aquele busão que tinha as janelas de madeira e a frente comprida; a Praça Kennedy, com seu espelho d’água e um calçamento circular para a prática de aeromodelismo com fio, dá até para escutar o barulho dos motores à mamona — hoje é aquele pandemônio; o letreiro e torre no topo do Manuel Pinto, que está por detrás do Theatro da Paz; a Almirante Barroso, vista da esquina com a avenida Ceará; a parte das “docas” que hoje é a Estação; o antigo prédio de O Liberal; A Maloca (hoje African Bar) e o reservatório d’água ao fundo; e tudo isso emoldurado por um céu de “verão”. Puta que nos pariu, é muita nostalgia para os exilados do passado.
Uma pergunta curiosa que o Rogério fez ao Blog: quando a Almirante Barroso deixou de ser chamada Tito Franco?
Nossa resposta, meio que por chute e dedução, já que não achamos nenhuma referência, foi: 1966 — quando Belém completou 350 anos ostentando, incrustados nas esquinas do calçamento central da “nova” avenida (lembramos disso no canto da Mauriti), uma simbologia comemorativa com quatro gamas. Essa marca alusiva ao aniversário da Cidade tornou-se estampa de camisetas e esteve presente em impressos da Prefeitura Municipal de Belém.
Deixemos que os leitores do Blog nos corrijam, este foi apenas um palpite indutivo, sem conclusão precisa.
Novamente agradecemos ao Rogério Neves Júnior, um leitor/colaborador do nosso Blog: valeu bro.!
P.S.: Há um álbum do Picasa à direita das postagens: nele as fotos estão dispostas como slides e são legendadas.

Vídeo postado no Youtube como http://br.youtube.com/watch?v=TWctCPzT58g

3 comentários:

  1. Égua, dá uma saudade desse tempo...

    Dizem que aquela estátua do Pedro Teixeira na entrada da Presid. vargas, lá de cima ele aponta a zona pros marinheiros rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Costumo dizer que eu nasci na época errada, e que se eu tivesse uma máquina do tempo e só pudesse escolher uma vez entre conhecer o passado ou o futuro, com toda certeza eu voltaria no tempo. Parabéns Haroldo por este canal informativo que você mantém, para saciar a fome de curiosos como eu, que não teve a chance de viver essas gloriosas épocas, e de criar esta enorme sensação de nostalgia a quem teve o prazer de presenciar tudo isso.
    Grande abraço Mestre, continue saciando nossa fome de informações!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente fabuloso! Pouco importa o ano exato, as fotos até parecem de hoje, com uma Belém mais bonita e menos poluida.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!