sexta-feira, 2 de maio de 2008

O retorno da "HB".

Retiramos da “cabeça” do blog o termo “Casualidades Construtivas” porque nada significava, fora apenas um trocadilho gráfico. As pessoas precisam de “porquês” e a gente os dá: é como “dar pérolas aos porcos”, eles as comem. Só não queira pegá-las de volta!
“Uma imagem vale mais que mil palavras”, então a tecnologia "de algibeira" deu aos plebeus o que era exclusivo dos césares. Agora qualquer um tem o direito à produção de imagens, o que faz a literatura atingir boa cotação de mercado.
Mas...esqueçamos esse preâmbulo de merda de barrasco:
A marca “HB” surgiu em 1994 com a exposição DESIGNATVM. O folder da mostra anunciara o aparecimento da “logo” comparando o HB 1962 (ano de nascimento) com o AD 1994 (possivelmente Anno Domini). Possivelmente: porque era possível que fosse isso; mas algo mais estaria explicito (ou implicito demais para a maioria): o AD, pela forma, reeditara na Belém City a assinatura do renascentista alemão Albrecht Dürer — sem pretensões de comparar um gênio alemão com um ignóbil tupiniquim parauara.
Dürer inventou tecnologias para fazer imagens, mas não as popularizou no seu tempo: fez descobertas que ajudaram, de maneira cumulativa, na construção da perspectiva linear que hoje manipulamos, sem nos aperceber, nos COREL e CAD da vida e bem que poderia ser intitulado o pai das Artes Gráficas no mundo ocidental — que já comeu o oriental.
Em suma e sem frescura: a marca HB é uma respeitosa homenagem a Albrecht Dürer datada de 1994.

Acima: capa do "The Graphic Work of Albrecht Dürer" do The British Museum. Abaixo: marca d'água da marca HB.

Do modo como o Juarez Forte a concebeu na arte-final de DESIGNATVM em 1994:



Um comentário:

  1. Haroldinho, adorei teu blog.
    As postagens que falam da nossa família possibilitaram uma viagem no tempo. Um tempo que não havia nem registro de sonho do meu nascimento. Já imprimimos para guardar de recordação.
    Adorei! Fernandinha

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!