segunda-feira, 6 de julho de 2009

O cínico argumento do BASA.

O comentário do leitor Marcelo à postagem PMB desobstrui duas vias públicas que interligam o Souza ao Curió-Utinga.: "Fotos, documentos, certidão de propriedade e outros.. www.flogao.com.br/conjuntodobasa e www.conjuntodobasa.hd1.com.br. Confiram.." nos deu enredo para continuar a discussão do prolongamento da avenida Tavares Bastos em direção à 1º de Dezembro — trânsito liberado em quatrocentos (e quarenta e sete) metros de "luto".
Checadas no Google Earth as informações da única página acessível conclui-se, por aproximação das medidas obtidas na ferramenta “régua”, que os 163 metros de frente do Conjunto do Basa estão ok; aliás, há saldo "negativo" ao BASA em quase 3 metros, demonstrando que o BLOG HB ERROU e a pista ESTÁ NO TERRENO DO CONJUNTO.
PORÉM, no mesmíssimo documento, NÃO HÁ COMPROVAÇÃO alguma da propriedade de uma área de 4.500 m², limitada à avenida Primeiro de Dezembro.
Parte desse terreno era CERCADA COM ARAME FARPADO, na maior cara-de-pau, por alguns moradores do BASA no sábado passado, dia 04 de julho.
Na ESCRITURA PÚBLICA do BASA reza que os fundos têm 397,70m e 400,00m nos dois lotes adquiridos em 1968, contudo, o muro derrubado por ordem judicial dista 447 METROS da avenida ALMIRANTE BARROSO — 47 metros "positivos" ao BASA.
O Blog HB sugerira, no post anterior, a DESAPROPRIAÇÃO dessa área em prol de uma PRACINHA PÚBLICA, mas pelo visto não há necessidade, ela PERTENCE À POPULAÇÃO DE BELÉM.
Só em raciocínio impudente cabe que o pedaço ENCAMPADO pelos moradores do BASA sirva como indenização pelo uso da via — com marcação de três pistas mais acostamentos — que ora desafoga o trânsito nos arredores.
Um "ELAS POR ELAS" bastante BANDIDO ao PAGADOR DE IPTU (contribuinte da PMB), não?


Propriedade comprovada até o limite de 400m em http://www.conjuntodobasa.hd1.com.br/.

Medições aproximadas na "régua" do Google Earth. O retângulo vermelho tem mais ou menos 47 x 96m, 4.500m², espaço público murado pelos moradores do Conjunto do Basa destinado ao lazer privado. O Basa deve aos belenenses mais de 40 anos de aluguel e pagará com a "permissão" do tráfego no interior do Conjunto sem devolver quase 4.000m² (retirada a área da via) públicos? Indenização muito bem paga por uma cidade sofrível a um grupelho esperto (nunca a totalidade dos residentes).

O Conjunto do Basa, muito bem cuidado como "condomíno fechado", pode permanecer com sua segurança e limpeza privadas e usufruir dos mesmos serviços públicos. Contudo, de acordo com a documentação indicada ao Blog HB, boa parte dessa área nobre reservada ao lazer não é de propriedade dos moradores, mas da Cidade. A via bem dimensionada demonstra que não havia, no projeto, intenção alguma em "aprisionar" o complexo de residências.

Fotos de celular: HB

Postscriptum:

A PMB — Prefeitura Municipal de Belém — tem a obrigação de recuperar a área pública encampada pelo BASA o mais breve possível, antes que a cerca de arame farpado vire um novo muro. A vida dos moradores do BASA está bem melhor que antes, o presentemente vizinho Utinga é uma bela paisagem para se vagabundear.

Fotografias aéreas do Conjunto do Basa tiradas da Almirante Barroso e do Utinga na década de 1990. As demarcações em vermelho do terreno supostamente invadido estão de acordo com as informações contidas na Escritura Pública de Compra e Venda disponível em http://www.conjuntodobasa.hd1.com.br/ aplicadas ao programa Google Earth.

O SITE DOS MORADORES DO CONJUNTO DO BASA NÃO CITA, EM TEMPO ALGUM, A AQUSIÇÃO DO TERRENO DOS FUNDOS QUE MEDE APROXIMADAMENTE 96M DE FRENTE POR 47M DE FUNDO SE VISTO PELA AVENIDA PRIMEIRO DE DEZEMBRO. O "MEMORIAL DO CONJUNTO DO BASA" A ESSA ÁREA SE REFERE COMO "LIMITE DO CONJUNTO NAS MATAS DO UTINGA" (TERRAS PERTENCENTES AO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ COMO RESERVA AMBIENTAL DAQUELE PARQUE).

6 comentários:

  1. Uma moradora do BASA6 de julho de 2009 às 18:54

    Caro senhor, o senhor não tem o direito de desrespeitar pessoas de bem as quais o senhor nem sequer conhece. Vagabundear é uma expressão forte demais para se usar para pessoas de idade que merecem o respeito porque deram a sua vida em trabalho pela cidade de Belém e pelo Estado do Pará. A área que o senhor se refere pagaou, paga e terá cobrado os impostos. O conjunto foi amplamente desreipeitado pela molecagem do prefito Dulciomor Costa, do juiz Castelo Branco e agora pelo senhor que é um falso jornalista que nem é um é só um blogueirozinho da pior qualidade que quer desqualificar os movimentos justos e dignos da sociedade. Vá a merda! Vagabundo é o senhor que não faz nada na sua vida mediocre.

    ResponderExcluir
  2. A MORADORA DO BASA PODE ESTAR SENDO ENGANADA PELOS RÁBULAS DE PLANTÃO QUE PEGARAM DINHEIROS DOS MORADORES PARA PAGAR ISSO E AQUILO E NÃO FIZERAM DEIXANDO ELES A VER NAVIOS. TÁ MUITO BACANA LÁ NA RUA QUE ABRIRAM. A CIDADE FICOU MAIS BONITA PORQUE O CONJUNTO FOI BEM CUIDADO MESMO E REALMENTEMENTE ELES ESTÃO DE PARABENS, MAIS AQUELAS FAIXAS PRETAS ENFEIAM TUDO PARECE MESMO ENTERRO DE INTERIOR, SÓ QUE MUITOS EM TODO O LUGAR DA RUA.

    ResponderExcluir
  3. Cara “...moradora do BASA”:
    Em primeiro lugar o Blog HB lhe pedirá desculpas pela possível ofensa. Inclusive, no corpo do texto, fizemos uma atenuação no uso do verbo VAGABUNDEAR, que também significa “andar de terra em terra”.
    As fotografias foram tiradas às 07h:30min de hoje para complementar a postagem e lá vimos belas pessoas da terceira idade a caminhar na esplendorosa manhã de sol. Não sabemos se eram moradores do BASA ou se, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de atravessá-lo para chegar à 1º de Dezembro e, talvez, ao Parque do Utinga.
    Toda a ação que envolveu o seu conjunto habitacional teve repercussão na mídia e as faixas de luto afixadas nas residências são antipáticas à população da Cidade que se sente intrusa em local tão bem cuidado e agradável.
    A maioria esmagadora dos habitantes de Belém sente-se invadida em tempo integral e jamais teve a oportunidade de ser gestada por 40 anos antes de despertar à vida mundana — os moradores do BASA foram agraciados com isso e podem permanecer convivendo e defendendo seus interesses coletivamente porque a cultura está implementada e solidificada. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Vagabundear junto contigo q fazes porra alguma nesta podre vida tua!!!

    ResponderExcluir
  5. "Moradora Desbafa
    Alguém por acaso sabe o que é ver o lugar onde você nasceu, cresceu, brincou a vida toda,
    sendo invadido da maneira mais brutal possível? Alguém já viu a sua avó tendo crise de
    pressão e não poder fazer nada? Alguma vez a tropa de choque da polícia já lhe tratou como
    se fosse você um delinquente, um bandido? Falando nisso, alguém aqui já viu alguma ação
    efetiva da guarda municipal entrando nas favelas e becos p acabar com o tráfico? Eu já
    trabalhei com isso e sinceramente nunca vi o prefeito dá uma ordem como a que ele deu aqui.
    Alguém já sentiu seu direito violado? Sabe quando tu tems prova de que aquela casa, aquele
    terreno é TEU e mesmo assim eles chegam com tratores e escavadeiras e vão passando por
    cima de tudo? De tudo mesmo.
    Jogaram spray de pimenta em idosos, viram eles caidos no chão e PASSARAM POR CIMA. Deus
    queira que você nunca veja uma cena como essa.
    Isso, é o maravilhoso trabalho que o nosso prefeito DUCIOMAR COSTA fez aqui. Esse falso
    médico que deixou a saúde abandonada se empenhou como NUNCA para acabar com a
    segurança e a paz de quem tinha o direito por ela. E fez isso, depois de ter declarado
    publicamente que não o faria mais, iludindo a todos que foram ingênuos o bastante para o
    publicamente que não o faria mais, iludindo a todos que foram ingênuos o bastante para o
    Em pensar que eu já ouvi bastante "ah, tem que abrir! O pessoal que sai da ap tem que dar um
    retorno enorme." É, realmente, tem que acabar com a segurança, a paz, a tranquilidade
    porque as pessoas não podem andar 50m p fazer um retorno!
    Desafogar o transito? Abrir aqui não vai mudar em nada no transito dessa cidade, a única coisa
    q acontecerá é carros de passagem economizando alguns metros e moradores do residencial a
    mercê dos ladrões. O problema está naquela aberração da engenharia que é aquele túnel.
    PARABÉNS prefeito, conseguiu mais uma vez provar q o senhor é muito incompetente na hora
    de fazer o certo, mas, quando é o errado o senhor é de uma competência extraordinária.
    Barabara Barbalho"

    Mau caro editor, você esqueceu de publicar essa jóia do mau caratismo. Quer dizer que ela torna público que não possui o bem e quer que a gente a apoie a atitude sem vergonha deles. Agora o Basa não tem moral alguma com ninguém. Acabou pra eles.

    ResponderExcluir
  6. Tô morrendo de saudades!

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!