sexta-feira, 3 de abril de 2009

Belém do Pará: acervo fotográfico do IBGE.

O IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — disponibiliza, através de sua biblioteca virtual (http://biblioteca.ibge.gov.br/), fotogradias antigas da cidade de Belém do Pará (incluindo duas da ilha do Mosqueiro).
O Blog HB fez um álbum no Picasa (http://picasaweb.google.com/HaroldoBaleixe/) com 158 fotos das 161 disponíveis — esses slides podem ser vistos, em miniaturas que se comunicam com o PicasaWeb, à direita desta postagem em: "IBGE: fotos antigas de Belém do Pará.".
Infelizmente a maioria das imagens foi digitalizada em baixa resolução, o que dificulta a ampliação para uma melhor percepção desses lugares da Cidade.
O IBGE não informa as datas de captura dessas fotos, nem seus autores — é possível que esses dados simplesmente não existam nos arquivos de sua biblioteca, o que é lamentável; contudo, viajar pelo passado incerto, já é um deleite que não tem preço.
O álbum, que expõe a maioria das fotografias por nós tratadas a partir dos originais do IBGE, facilita a navegação imediata e o download do conjunto — o que não ocorre no site do Instituto, reprodutor de vícios burocráticos do mundo real.
Outro problema detectado é que os buscadores de Internet não encontram as fotos do IBGE — esperamos que o "IBGE: fotos antigas de Belém do Pará." corrija essa falha nonsense.
Abaixo publicaremos algumas dessas esmeraldas, todas ampliáveis para melhor visualização:

Mosqueiro: praia do Chapéu-virado.


Praça Visconde do Rio Branco.

Praça da República.

Oswaldo Cruz esquina com Presidente Vargas.

Largo de Nazaré.

Praça do Pescador.
Blog HB
Blog HB
Praça Batista Campos.

7 comentários:

  1. Caro senhor Haroldo Baleixe,
    Agradeço e louvo a atitude de seu Blog em caçar, tratar e publicar o maior (e melhor) número de fotos dos tempos idos de nossa Belém do Pará.
    Tenho absoluta certeza que este seu blog tem a maior quantidade e variedade da fotografia de nossa cidade.
    Fui à página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, como indicado por V. S.ª e confirmei o amadorismo na apresentação e na falta de cuidado com as fotografias.
    Navegar por lá é muito complicado. Como um serviço público com profissionais envolvidos e ganham para tal, consegue não cumprir nada bem o seu papel? Que pena.
    As pessoas que tenham fotos deveriam mandá-las para o senhor para publicar no seu site que é de referência. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caraca Véio é 10, muito 10.

    ResponderExcluir
  3. Pérolas é pouco para essa maravilha, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O sr sabe me dizer que carro é este que aparece na foto????

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo das 18:40 de 06 de abril de 2009:
    Infelizmente não sabemos a qual automóvel você se refere, contudo, em muitos posts do blog "Carros Antigos", indicado e linkado no corpo do Blog HB, você poderá encontrar semelhantes e descobrir a marca/modelo em questão.

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo blog.aqui encontro minhas referencias.grato.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!