sábado, 11 de abril de 2009

"Mosqueiro Ilhas e Vilas."

Coincidências deram origem a esta postagem:
Ao recuperar o livro Mosqueiro Ilhas e Vilas de Augusto Meira Filho, observamos que a dedicatória fora ao médico, acreano de nascimento, Hermínio Pessôa, um “grande mosqueirense” segundo Augusto.
Conseguimos fotografias tiradas na década de 1940 que registraram uma das viagens que o médico fez, com um grupo de amigos, à Ilha — é possível que Hermínio Pessôa seja o autor das fotos em que ele não aparece.
Encontramos na Internet uma crônica de alguém que diz ter frequentado os mesmos cenários da época: Francisco Simões (
www.franciscosimoes.com.br). Ele poderá comentá-los melhor que nós, contudo, menos que Augusto Meira Filho e Hermínio Pessôa.

Capa do livro Mosqueiro Ilhas e Vilas, publicado em 1978, com foto de Dilermando Cabral Jr.


O engenheiro civil Augusto Meira Filho em ilustração de seu livro Mosqueiro Ilhas e Vilas.


Dedicatória de Augusto Meira Filho ao "grande mosqueirense" Hermínio Pessôa.

Uma "ida" de Hemínio Pessôa — de mãos dadas à moçoila — com um grupo de amigos, na década de 40, à Ilha do Mosqueiro.

A viagem de barco — Hermínio substitui sua camisa.


O Balneário Hotel ("do Russo") Chapéu-virado: Bar do Hotel.

A parte térrea da fachada do Balneário Hotel ("do Russo") Chapéu-virado. Nos dois detalhes, no final desta postagem, vê-se a fachada completa com dois pavimentos e parte do bar do hotel.

O Balneário Hotel ("do Russo") Chapéu Virado.

Capela da Praça do Chapéu-virado.


"NA PRAIA DO CHAPÉU VIRADO
Em certos dias muito me atormenta a realidade em que tenho que continuar a viver sob os aspectos tanto nacional quanto global. Diria que o presente não soube construir o futuro com o qual, em meu passado, tanto sonhei.
Mas preciso viver e, apesar de tudo, continuar a alimentar meus sonhos embora o real os defina como meras utopias. Que seja, mas tento resistir para acreditar em mim mesmo, na vida, no amor, na poesia, ou eu seria um morto vivo.
Momentos há entretanto em que prefiro mergulhar no meu passado, reviver períodos de imensa felicidade com os quais a lembrança me premia em forma de saudade. Doce saudade, infância, família, paz, férias. Anos 40 a 50.
Algumas vezes meus pais nos levavam a viver deliciosas férias na praia do Chapéu Virado. Ela se localiza na Ilha do Mosqueiro, há alguns quilômetros de Belém (PA). Naqueles tempos a única forma de lá se chegar era uma viagem de cerca de 2 horas num pequeno navio. Ele cortava lentamente as águas doces da Baía de Guajará.
Hoje, pelo que sei, as pessoas podem chegar ao Mosqueiro por terra, de ônibus ou em seus próprios carros. Fico imaginando que a paz que tanto amei naquele paraíso deve ter-se mudado de lá atualmente. É possível que tenha levado o silêncio consigo.
O barco aportava no pequeno ancoradouro da Ilha. Dali nos dirigíamos em pequenos ônibus, antigos, ou em charretes, pelas ruas, todas de chão, até chegarmos à praia de Chapéu Virado. Confesso que não conheço a origem daquele nome, mas lhe caía bem.
Sempre nos hospedávamos no Grande Hotel do Russo, um senhor forte, grande, corado e muito amigo dos meus pais. Pela manhã acordávamos cedo, já nos trajávamos apropriadamente para a praia e, após o desjejum nos dirigíamos às areias de Chapéu Virado.
O Hotel tinha dois blocos, o antigo, mais confortável, localizado entre árvores, e o mais moderno, um tanto frio na estrutura e nos seus cômodos. Costumávamos ficar ora num ou no outro.
O nosso toque de recolher ocorria ainda muito cedo. Não havia TV e, ademais, a ansiedade na espera do sol para a manhã seguinte nos impelia ao sono logo nas primeira horas de cada noite.
A praia ficava bem em frente ao Hotel e a pouca caminhada. Meu pai era um exímio nadador e eu um péssimo aprendiz de.
Afinal o sêo Mário fora remador dos bons da equipe de primeira da Tuna Luzo Comercial, e também campeão paraense de remo, por vários anos. Ele fazia questão de me dar umas aulas juntando sua técnica a uma paciência de Jó. Acabei aprendendo mesmo, apesar de aquelas praias serem todas de água doce o que facilitava a gente afundar mais rápido. Mas o professor era ótimo.
Na continuação da praia, para a esquerda, estava a praia do Farol. Ele se erguia sobre umas grandes rochas. Correr e jogar bola eram atividades indispensáveis, além de tentar nadar. Íamos até o Farol pegar alguns moluscos. Havia muitos por lá.
Após o almoço eu gostava de dar umas escapadas, sair sozinho do Hotel e ir até à praia enquanto o resto da família tirava sua sesta. Criança tem lá suas limitações impostas pelos cuidados maternos e paternos, claro, mas como eu não era de dar muito trabalho conseguia momentos de fuga para curtir sozinho a orla marítima.
Agradava-me muito andar calmamente pela rua em frente à praia, apreciando a beleza das casas, sentindo a brisa fresca e amena daquele horário, aspirando fundo o ar puro e me deleitando com o cheiro delicioso das inúmeras mangas rosa.
Além do mais deixava meus pensamento voarem, e o ambiente era muito convidativo a meditar. Por outro lado eu já era um bom sonhador desde criança.
Entre as casas e a praia havia muitas mangueiras que também nos ofereciam sua sombra reconfortante. Quanta saudade daqueles maravilhosos momentos.
Nada havia a temer, apenas curtir e curtir muito aquele pequeno paraíso. Eu esquecia da hora e ia caminhando e parando, me deixando envolver pelo silêncio amigo enquanto minha mente de menino viajava por uma felicidade que parecia eterna.
Levava meus passos até o farol e de lá voltava no mesmo ritmo. Quantos anos se passaram, quantas décadas, uma vida quase inteira.
Ilha do Mosqueiro, praia do Chapéu Virado, um sonho real do passado que não voltará mais. Restaram essas lembranças maravilhosas que preenchem minha vida, ainda hoje, quando a realidade atual nos sacrifica ou desanima.
Francisco Simões. (Outubro / 2006)"
texto encontrado em: http://www.franciscosimoes.com.br/napraia.htm

Detalhe 01: vista da fachada do Balneário Hotel Chapéu Virado a partir da Capela.

Detalhe 02: vista da Praça do Chapéu Virado a partir do terraço do bar (esquina da Avenida 16 de Novembro) do Balneário Hotel.
Fotos gentilmente cedidas por Maria Isabela Faciola Pessôa.

6 comentários:

  1. E-mail de Francisco Simões recebido pelo Blog HB:
    "Prezado Haroldo Baleixe,
    Depois que lhe escrevi, resolvi pesquisar e descobri que o amigo pertence à Universidade Federal do Pará, o que logo me tranquilizou quanto à veracidade do link que me mandara. Me desculpo pelo que escrevi, embora o faça habitualmente porque sou realmente muito visado, e não imagina como me vêm coisas com vírus que inventam e colocando nome de pessoas do meu catálogo, é mole??!! pois é.
    Mas tenho um presente ainda maior para o amigo que você não deve ter encontrado na net. Após aquela crônica que retirou do meu site pessoal, eu divulguei no coojornal da revista RIO TOTAL, onde sou colunista há mais de oito anos, esta outra com duas fotos. Uma delas é mesmo histórica, e sei que vai gostar, pois mostra o poeta Mário de Andrade, de maiô masculino da época, justo na Praia de Chapéu Virado. Isto em... 1927. Depois me diga se gostou do presente, sim?
    Em separado vou lhe mandar abaixo do meu nome minha apresentação com todos os espaços virtuais onde pode me encontrar tanto como escritor como poeta, certo? Gostei de como postou meu texto no seu blog. Obrigado e parabéns pelo belo trabalho. Matei muitas saudades, novamente, das minhas férias quando criança. Voltaremos a falar.
    Um abraço amigo do
    Francisco Simões."

    ResponderExcluir
  2. Não entendi a crônica. Bastaria transcrever Augusto Meira Filho em citações e o cenário se sustentaria de modo histórico. Se não me falha a memória o livro tem ilustrações que mereceriam uma publicação, não?

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é excelente: uma viagem
    poética ao passado.Parabéns.

    http://ronaldofranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!!
    Sendo filho da Terra (Belém),e já tendo adquirido um volume quando estive de férias na capital Paraense (Livraria Globo),em 1989 o mesmo perdi por ter emprestado à um amigo falescido cuja famila não temos informações, por esse motivo estou solicitando onde posso encontra-lo para compra-lo
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Caro Teste:
    Pelas informações que possuímos o livro Mosqueiro Ilhas e Vilas de Augusto Meira Filho está esgotado, portanto, consegui-lo seria possível em bibliotecas, sebos ou com amigos. Pesquise na Internet, talvez alguém tenha um exemplar para vendê-lo.

    ResponderExcluir
  6. poxa gostei muito de ver esta materia do chapeu virado,eu sou filho do artur marques tavares irmao da carolina mulher do russo do chapeu virado gostaria ver mais fotos de minha familia pois ele se foi eu tinha sete anos e nao sei muito do que houve na epoca do chapeu virado
    por favor ajude a encontra mais fotos ou historia do chapeu virado me email é arthurtavares.30@hotmail.com meu telefone 82714018 porfavor(Maria Isabela Faciola Pessôa). este pessoa segundo a materia que tem algumas fotos eu nao sei como encontrar ela faça ela entrar em contato comigo por favor.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!