sábado, 11 de abril de 2009

Mário de Andrade no Mosqueiro: Chapéu-virado, 1927.

Na postagem anterior publicamos uma crônica do paraense domiciliado em Cabo Frio (Estado do Rio de Janeiro) Francisco Simões (http://www.riototal.com.br/escritores-poetas/expoentes-021.htm) sobre a praia do Chapéu-virado na Ilha do Mosqueiro, uma das que compõem o arquipélago vizinho à cidade de Belém do Pará e dela são distritos administrativos.
O texto de Simões rememora férias passadas nas décadas de 1940 e 1950 naquela ilha fluvial.
Por e-mail Francisco Simões nos enviou uma foto clássica do paulistano modernista Mário de Andrade a banhar-se na Praia do Chapéu-virado no ano de 1927.
Encontramos fotografias da época e aproximadas, possivelmente entre os anos de 1927, 1928 e 1929.
As tomadas são nos arredores do Chalé Adélia e Chalé Cardoso — este último situado no Chapéu-virado nº13, ainda de pé.

Mário de Andrade na Praia do Chapéu-virado, possivelmente defronte ao ilustre "caramanchão".

Cena em tomada mais distante do "caramanchão", já defronte ao Chalé Adélia — ao fundo "trapiches particulares" alguns dos quais se refere Augusto Meira Filho em Mosqueiro Ilhas e Vilas.

Provavelmente defronte ao Chalé Cardoso — Chapéu-virado nº13. Na perspectiva, ao fundo, vê-se a Praia do Farol.

Crianças brincando às cercanias do Chalé Adélia, ou em seu quintal.

Exatamente defronte ao Chalé Cardoso — Chapéu-virado nº13.

Chalé Cardoso — Chapéu-virado nº13.

Defronte ao Chalé Cardoso — Chapéu-virado nº13. Ao fundo hoje temos a barraca ASMUN — extinta Associação dos Servidores Municipais de Mosqueiro.

Chalé Cardoso — Chapéu-virado nº13.

Foto tirada na Praia do Chapéu-virado defronte ao Chalé Cardoso — na perspectiva, ao fundo, vê-se a curva à Praia do Porto Arthur.

P.S.: Não temos informações sobre a autoria das fotos inéditas aqui publicadas.

Fotos gentilmente cedidadas por Maria Isabela Faciola Pessôa.

6 comentários:

  1. Prezado Haroldo, esquisito talvez ser eu a pôr o primeiro comentário relativamente à foto do Mário Andrade, e tantas outras que o amigo postou, todas tão antigas, que falam de saudade e de vida, vivida com certeza bemmelhor do que hoje, infelizmente. Parabéns, caro Haroldo, indicarie seu blog para outroa amigos e leitores, alguns paraenses, inclusive dois jornalista de Belém que se comunicam comigo rotineiramente. O que mais tenho a lhe dizer o farei em mensagem pessoal. Mas, creia, você merece os nossos melhores aplausos por todo o esforço em resgatar um ahistória de um lugar tão aprazívelque smepre foi O Chapéu Virado, e a Ilha do Mosqueiro como um todo.
    Abraço do seu novo amigo,
    Francisco Simões (paraense radicado em Cabo Frio - RJ)

    ResponderExcluir
  2. Andréa Maria Castello Branco Fernandes2 de maio de 2009 às 18:58

    Prezado Haroldo, as fotos foram uma surpresa para a minha mãe (Carmen Sylvia Castello Branco Fernandes - 73 anos) e minha tia-avó (Virgínia Campos da Paz _ Cardoso quando solteira _ 92 anos)! Eu (tenho 42 anos)estou escrevendo as idades para nos "situarmos" no tempo ...
    FOTO 1 = Mário de Andrade
    FOTO 2 = Em pé, de óculos,à direita,meu bisavô(!)Maximino Domeciano Cardoso Filho e, ao lado dele, minha bisavó (!) Carmen de Sequeira Cardoso.
    FOTO 3 = A menina, Stela Cardoso Faciola, e o menino à direita, Eduardo Cardoso Faciola _ filhos de Tia Consuelo, irmã de minha bisavó.
    FOTO 4 = ?
    FOTO 5 = Os adultos, iniciando à esquerda, Tio Oscar Faciola(casado com Tia Consuelo que nao aparece na foto), Tio Djalma de Sequeira Cardoso (irmão de minha bisavó Carmen)casado com Tia Rosi (última à direita da foto), Tio Eduardo Dutra da Silva(dúvida se é ele realmente) casado com Tia Edmê Cardoso (irmã de minha bisavó Carmen) segunda à direita da foto e, atrás (só aparecendo o rosto), Tia Conceição casada com Tio Otávio (irmão de minha bisavó Carmen). Chamo todos de tio, pois são tios-bisavós...
    FOTO 6 = Idem, em posiçoes diferentes.
    FOTO 7 = Eduardo (Dudu) Faciola, filho de Tia Consuelo e Tio Oscar Faciola.
    FOTO 8 = Tia Consuelo(irmã de minha bisavó Carmen).
    FOTO 9 = Na praia, Tia Conceição (com a sombrinha).
    Elas não conseguiram precisar a data... minha bisavó Carmen (NA FOTO 2)nasceu em 1889 e teve sua primeira filha, Maria Eunice Cardoso (minha avó)em 1915. Minha avó Eunice teve o seu primeiro filho, Carlos Alberto em 1935... minha mãe acredita que esta foto seja da década de 30. Atenciosamente, Andréa Maria C.B. Fernandes.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Haroldo, gostaria de entrar em contato com a Andréa Maria Castello Branco Fernandes, já que uma das pessoas indicadas por ela nas fotos da família provavelmente é meu tio-avô Eduardo Dutra da Silva, que foi casado com a Edmê.
    Você pode me fornecer o e-mail dela?
    Agradeço se você tiver mais fotos da família no Chapéu Virado.
    Antecipadamente agradeço sua gentileza.
    Abraço,
    Carlos Eduardo Reginato

    ResponderExcluir
  4. Carlos Reginato: nos envie um e-mail para haroldobaleixe@globo.com para que atendamos sua solicitação.

    ResponderExcluir
  5. Estou facinado pelo resgate que vc. está fazendo de nossos antepassados. É sempre bom que algúem resgate tudo isso e torne públicos para que outras pessoas descubram seu parentes.PARABENS pela iniciativa.
    Guilherme filho.

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas fotos resgata Mosqueiro de antigamente calma e tranquila, ainda hj continua bela adoro levar minha família para passar temporadas lá de vez em quando E a foto do Mário de Andrade então... sem palavras... lindo!! Parabéns.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!