quinta-feira, 30 de julho de 2009

UFPA: Graduação em Música cria blog para discutir relação.

O curso superior de Música da Universidade Federal do Pará está em uma sinuca de bico: em pleno período de recesso, interiorização e férias de alguns de seus professores, terá que decidir se sairá ou não do prédio do Ateliê de Arte do Campus do Guamá.
A coordenadora do curso de graduação, Ana Margarida Lins Leal de Camargo, encontra-se em Oriximiná ministrando disciplinas do 3º período letivo institucional da Licenciatura em Música daquele município, daí a professora Valéria Cristina Marques ter a idéia de criar um blog para postar documentos que subsidiem a discussão docente à distância.
O material divulgado no blog, de acesso público, evidencia que o ICA — Instituto de Ciências da Arte — fora criado à revelia dos docentes do curso superior de Música da UFPA e que por esse motivo a relação dessa Licenciatura com a Escola de Música da UFPA — EMUFPA — inexiste na modelagem acadêmica pretensa no Estatuto e Regimento Geral da UFPA: uma "Escola" que incorpore ensino técnico e superior.
A intenção de Valéria, além da transparência, é evitar milindres entre os pares — tanto da Graduação, quanto da EMUFPA — diante da emergencial deliberação do próximo dia 05 de agosto de 2009, quarta-feira.
Para que a "comunidade musical" da UFPA (e extena a ela) entenda os atropelos que permearam o procedimento da "junção das músicas" são inseridos no blog registros oficiais comprovadores do açodamento que se reflete nos conflitos atuais.
Acompanhe as postagens em Música UFPA Graduação e faça seus comentário pelo e-mail musicasuperiorufpa@gmail.com.
O Blog HB, em postagem do dia 17 de julho, já prenunciara UFPA: Museologia expulsará Música do Campus do Guamá.
Pelo que parece a situação é polêmica e envolve vultosa rubrica financeira do REUNI — Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — do Ministério da Educação — MEC: fala-se em R$5.881.000,00!

Um comentário:

  1. Haroldo,
    Obrigada pela divulgação do nosso blog. Como você mesmo prenunciou, a licenciatura em música da UFPA está diante de circunstâncias difíceis (e estranhas).
    Você foi nosso Chefe de Departamento em duas ocasiões distintas e, apesar de algumas (poucas) diferenças de opiniões e de (muitas) discussões acaloradas, sempre pudemos contar com sua transparência, com seu apoio incondicional na resolução de nossos problemas, com seu espírito democrático e senso de coletividade, mesmo sendo você um professor da área de artes plásticas (o uso do termo antigo reflete certo saudosismo, sim).
    Penso que os laços de amizade se estabelecem também nos embates (naqueles com as pessoas ou ao lado delas, e vivemos ambas situações). No entanto, para que esses laços/embates se tornem nós de amizade (pessoal ou institucional, presencial ou virtual, não importa), é necessário respeito, muito respeito.
    Nós, da Licenciatura em Música, sempre recebemos esse respeito de você (como colega e como Chefe) e aproveito para agradecê-lo por isso. Uma forma de agradecimento também foi o convite para que você construisse nossa logomarca. Acabamos, mais uma vez, sendo representados através de suas ideias - e ação. Não tive oportunidade ainda de lhe agradecer a logo e dizer o quanto você conseguiu captar nossa identidade (mais uma vez).
    Diante dos fatos que ora nos aflige (desalojamento, despejo ou sei lá que nome dar a isso), mais do que nunca, devemos reconhecer e invocar os ecos de tempos em que as disputas de ideias, projetos, ações eram travadas com as luzes acesas e numa arena aberta.
    Lembrando desse tempo também é que resolvi abrir nosso blog (agora vi que, não por acaso, o nosso se espelha de alguma forma no seu).
    Espero que ele sirva, como disse, para podermos passar a limpo nosso passado e nosso presente. O futuro dependerá dessa "faxina".
    Abraço
    Valéria Marques

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!