quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cerimonial da UFPA não quisera malroupidos na transmissão do cargo de Reitor.

O CONVITE VIRTUAL para o ato solene de transmissão do cargo de Reitor da Universidade Federal do Pará localiza-se em http://www3.ufpa.br/multicampi/images/LINK/posse.jpg. Nele se vê o R.S.V.P. — abreviação da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, “Responder Por Favor” na nossa língua — e a indicação do traje: Passeio Completo.
Segundo a jornalista especialista em etiqueta, Claudia Matarazzo, o “Passeio Completo — para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas. As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.”
O Cerimonial da UFPA utilizou o DIVULGA — canal de comunicação por correio eletrônico da Universidade — para propalar o CONVITE VIRTUAL e ratificar o uso da indumentária. Contudo, em outro e-mail, “solicita que seja desconsiderada a exigência”.

Os registros fotográficos da via crucis inaugurativa que o Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy é levado a tiracolo, não nos dão a impressão de que ele ligue para essas frescuras. De qualquer modo, se a "exigência" fosse tomada ao pé da letra, teríamos "meia duzia de três ou quatro" — frase atribuída ao ícone do colunismo social brasileiro: Ibrahim Sued — presentes no auditório Benedito Nunes do Hangarzinho; platéia elitista, mas muito rala para o show do transmissor, com início previsto para 10:00h do vizinho 03 de julho. Blog HB Foto: Alexandre Moraes (retirada do Portal da UFPA).


E-mails do Cerimonial da UFPA no DIVULGA: o primeiro quisera que "TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA" usasse paletó e gravata na solenidade de transmissão — ato falho ou piada com o perfil sócio-econômico do público alvo? —, mancada "corrigida" na comunicação subseqüente.

Definição do traje Passeio Completo dada por Claudia Matarazzo em: http://www2.uol.com.br/claudiamatarazzo/spotlight_180302.shtml

5 comentários:

  1. Esse convite parece uma prateleira velha lá da Química com uma pirografia do brasão da UFPA.
    Reconheci pelo empenamento!
    Isto sim é que é SACANAGEM!

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que é uma "talba" mesmo e mal serrada e empenada. Parece um pedaço de compensado usado em formas de concreto. Símbolo das muitas construções que marcaram a exelente gestão do professor Alex Fiúza.
    E se o Manezchy aceita ir à tiracolo, o problema é dele, o que prova sua inferioridade e puxa-saquice.

    ResponderExcluir
  3. Alô Alô das 07:11 TIRACOLO é substantivo masculino, portanto, não há crase. Caiu o trema (também S.M.), para desgraça da pronúncia, mas a crase permanece de pé, nos mesmos velhos casos de sempre.
    Essa discussão é estéril e pouco importa que traje reze no "convite virtual". Quem impedirá que os estudantes entrem de bermuda e sandálias de dedo? Qualquer cerimonial sucumbe às forças estudantis. Se o Alex quiser dar espetáculo, que dê, é lucro nosso. A administração do Maneschy só começará efetivamente após a interseção, com a comemoração prevista no Vadião.
    Que ele apague da memória essa parceria nas inaugurações dos outros, com cara de quem comeu e não gostou.
    A bagagem política do reitor só surgirá após um ano de gestão (e se boa, claro!). Alex foi galgando sua bagagem à sombra do Nilson Pinto, mas por causa da impáfia perdeu tal apoio no último pleito: esqueceu-se que os reitores anteriores fizeram muito pela UFPA e não tiveram uma torneira aberta como a do LULA, que o enxaguou.
    Saudações tricolores: PAPÃO!

    ResponderExcluir
  4. Ei Harold deleta esses comentários. Manda esses anônimos se batizarem. Covardes não merecem ser lidos, ouvidos, ou viver.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!