segunda-feira, 8 de março de 2010

Arqueologia Imagética — o chafariz da FAU-UFPA:

Prédio onde funcionou a Escolinha da UFPA, defronte ao Colégio Nazaré, hoje inexistente. 

Fotos da Escolinha entre o final de 1960 e início de 1970.

Comparação do chafariz do Ateliê com a "floreira" da Escolinha.
As fotos são ampliáveis!

A postagem Belém do Pará Antiga — imagens retiradas do vídeo do ITEC: chamou a atenção de uma ex-aluna da extinta Escolinha da Universidade Federal do Pará que reconheceu o prédio pelo seu peculiar chafariz.
Para comprovar mandou-nos três fotografias, aqui reproduzidas, provavelmente do final da década de 1960 ou início de 1970 — não houve informação precisa da data.
O fato curioso é mesmo o CHAFARIZ, ou a "floreira" em que ele se transmutou; pois, salvo engano, o tal ornamento paisagístico, há anos, convive conosco à esquerda do acesso principal do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará — inclusive como objeto de representação gráfica de superfícies e volumes circulares — sem que soubéssemos sua origem, muito menos ILUSTRADA.
A ora colaboradora do Blog arriscou-se na identificação de um personagem da cena final do vídeo: "—Pelo porte, o terceiro, da esquerda à direita, é o Reitor José da Silveira Neto".
Detalhe: ela nunca prestou atenção à remontagem do chafariz no Campus Universitário do Guamá. 

Essas colunas, de capitéis no feitio coríntio, parecem ter seguido no mesmo pacote de salvaguarda das sobras da demolição que foram parar no Ateliê; contudo, até hoje não assumiram visibilidade contextual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!