quarta-feira, 17 de março de 2010

Arqueologia Imagética — o chafariz da FAU-UFPA II:

Na postagem Arqueologia Imagética — o chafariz da FAU-UFPA: suspeitamos que o chafariz e as duas colunas do pórtico da demolida Escolhinha da Universidade Federal do Pará estariam no Ateliê de Arquitetura e Urbanismo — o chafariz instalado, as colunas não.
Com base nas imagens da publicação a professora Thais Sanjad descartou a possibilidade daquelas colunas se quedarem em alguma dependência do prédio.
Já o professor Euler Arruda confirmou nossa suposição: o chazariz, em pedra de lioz, é o que ficava no pátio da Escolhinha da UFPA.
"Por muito tempo o ornamento foi guardado na Garagem do Campus do Guamá até que o requerêssemos para montagem no Ateliê; isso tem mais ou menos dez anos.", disse Euler.
Outras cantarias, também em lioz, o arquiteto conseguiu com Kenchiro Motoki — um imigrante japonês, já falecido, dono de uma empresa de demolições.
   
O chafariz da Escolhinha da UFPA.

Pedaços do ofício da cantaria em pedra portuguesa — "mármore lioz" — resgatados pelo "demolidor" Kenchiro Motoki:
"....É oportuno registrar que, muito mais tarde, Motoki construiu uma empresa de demolições e, por várias vezes, ofereceu para a minha mulher Célia, que é apaixonada por antiguidades, gosto que aprendeu com seu pai, o escritor Machado Coelho, azulejos portugueses, franceses, alemães retirados das fachadas das casas antigas que demolia e, que, carinhosamente, eram por ele raspados (da argamassa que os prendia às paredes), com a preocupação de não danificá-los." (José Maria Filardo Bassalo em http://www.japao100.com.br/perfil/876/historia/1074/)
No primeiro plano se vê uma soleira com perfurações para ferrolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!