segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O incêndio da Fábrica Palmeira registrado em A Semana.


Detalhe da Fábrica Palmeira retirado de postal: fachada "praticamente reconstruída".

O leitor José Maria de Castro Abreu Junior fez comentário na polêmica “’Inauguração’ da Fábrica Palmeira.”, datada no blog como de 1929:
“Na década de 20 a fábrica sofreu um grande incêndio, existem fotos da época, não lembro o ano exato, mas tenho algumas fotos da reportagem que saiu na revista "A Semana". A fachada da fábrica era bem diferente, ela foi praticamente reconstruída, daí a questão da 'inauguração' em 1929.” 
Por e-mail, José Maria, complementou as informações: “A revista em que há a reportagem é "A Semana" Número 321 de 14/6/1924 existente na seção de obras raras da Biblioteca Arthur Vianna no Centur. Não tenho fotos da matéria jornalistica, e nem lembro se havia de fato muito texto. Bati apenas foto das fotos por curiosidade tendo em vista que meu objeto de pesquisa no momento era outro.”
Além das fotos da revista José Maria nos enviou a reprodução de um postal onde a Fábrica Palmeira é a vedete.
Pela comparação das duas imagens no terceiro conjunto abaixo, tudo indica que a "Caixa d'agua — Belém" fora capturada após a recuperação do "...estabelecimento que se assemelhava a uma cidade industrial e era legítimo orgulho de nosso estado." corroborando com a tese do Zé Maria. 



Agradecemos ao José Maria de Castro Abreu Junior por sua colaboração.
A qualidade das imagens está comprometida porque o Zé bateu "apenas foto das fotos por curiosidade".
Isso pouco importa, temos a referência: revista A SEMANA Nº321 de 14 de junho de 1924 e o material pode ser substituído em qualquer tempo.
Está mais do que na hora dos guardiões dessas joias as digitalizar.
Público ou privado, não interessa, disponibilizar nossa memória visual na Internet deveria ser, além de bom senso, uma "PALAVRA DE ORDEM". 
Imagens não permitem contramão de palavras!   
Fotos ampliáveis!

Postscriptum:


Um comentário:

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!