terça-feira, 12 de maio de 2009

Mauriti: pandemônio desde às 07:00h.

A travessa Mauriti, via de insensata mão dupla, é um dos mais tácitos exemplos da desorganização institucional do trânsito na cidade de Belém do Pará.
Aqui não focaremos o horário de pico, mas o início da manhã de uma terça-feira, dia 12 de maio de 2009, exatamente às 7:00 horas — horário em que a grande maioria dos cidadãos que tem carro banha-se, lê o jornal, ou senta-se à mesa do café. A verdadeira "cagada" dar-se-á a partir das oito, quando todos estarão, decerto, atrasados. Esse rush será documentado por vídeo em post futuro.
O "vazio" nas imagens é necessário à compreensão do "cheio", à percepção do inferno totalmente dispensável. Se as imagens fossem feitas com o caos instaurado não se saberia exatamente em que parte da Cidade estávamos.
Por que a Maurti e outras transversais à Amirante Barroso permanecem com dois fluxos? Não há engenharia capaz de implementar o one way com retornos pelas largas ruas paralelas?
A ignorância é peculiar àqueles que não foram agraciados com a instrução, contudo, em concursos públicos, há provas específicas à ocupação dos cargos técnicos. Assim deveria ter sido feita a composição do quadro de pessoal da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBEL). Deveria, mas, pelo jeito, a única prova pela qual os candidatos passaram foi o preenchimento de autos de infração a veículos automotivos particulares — táxis e ônibus não "caíram" no exame de admissão à famigerada INDÚSTRIA DA MULTA DE TRÂNSITO.
A comprovação disso está no nojo que esses agentes têm pelo ato de educar ou controlar o tráfego. Alguém já viu um agente da CTBEL na função de sinaleiro? Ou desviando o fluxo em horário de chuva, quando as ruas estão alagadas e intransitáveis? São parasitas camuflados de "caderninho" na mão a fazer o caixa da Companhia de missão aleijada.
O automóvel, “agregador de valores”, é o problema das cidades brasileiras, mas, ao mesmo tempo, paga impostos para que as condições de trafegabilidade existam.
A Companhia de Transportes do Município de Belém não denota capacidade alguma para gerir a circulação de veículos, ao contrário, suas ações vão na direção contrária ao bom senso.
Dentre tantas aberrações que se vê no trânsito de Belém, escolhemos a travessa Mauriti, no bairro do Marco (da Légua), para uma primeira postagem; em seu entorno há bancos, hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios, restaurantes, curso de línguas, escolas, academias, prédios públicos, etc. Um exemplo da expansão urbana desordenada associada à inexistência do poder constituído para remediá-la.
A negligência da CTBEL neste ponto específico da Mauriti é um dos fatores que desencadeiam o assombroso engarrafamento da avenida Primeiro de Dezembro (assunto para postagens futuras), entre tantas outras conseqüências nefastas na circunvizinhança.
As imagens aqui mostradas são incontestáveis, portanto, a única defesa possível é consertar o erro em silêncio absoluto; ou ficará claro que alguém ganha dinheiro ou beneficios com essas anomalias — tramóia passível de cadeia.

A foto de satélite retirada do Google Earth, que não é atualizada há tempo, indica, por setas, a localização das mazelas que a Prefeitura Municipal de Belém — PMB —, por intermédio da Companhia de Transportes do Município de Belém — CTBEL —, permite: uma parada de ônibus e um ponto de táxi que estrangulam o tráfego de veículos no sentido Primeiro de Dezembro/25 de Setembro.

A parada de ônibus, estúpida e oficialmente demarcada no asfalto pela CTBEL, está a menos de 50 metros da faixa de pedestres. Entre a parada e a faixa há um ponto de táxi 24 horas (ao lado do Banco Real) completamente irregular. Os agentes de trânsito, por motivos escusos, não autuam esses taxistas.


Vista da esquina da avenida Almirante Barroso com a travessa Mauriti exatamente às sete horas da manhã, horário em que o trânsito ainda poderia fluir de modo satisfatório, o que não ocorre pela inoperância e incompetência da Companhia de Transportes do Município de Belém. Ampliando-se a fotografia é possível observar um carro de praça parado ao lado do Banco Real próximo à saída do estacionamento. Há momentos em que os táxis chegam a estacionar na faixa de travessia de pedestres na esquina da Almirante Barroso.

Ônibus parado à frente da garagem de uma residência, poucos metros antes da demarcação burra feita pela CTBEL. Por que a parada não está no centro do quarteirão, ponto equidistante aos passageiros, com plataforma de acesso que evitasse a subida no plano da pista? Ampliando a imagem vê-se o martírio dos usuários, tanto para pegar o coletivo, quanto para dele descer — há uma considerável diferênça entre o nível da rua e o primeiro degrau do ônibus.

Táxi parado em local prenunciado como ilícito pela própria CTBEL. Há banquinhos para o conforto dos delinqüêntes taxistas.

A placa de "Proibido Parar e Estacionar" parece anunciar o "Ponto de Táxi". Os taxistas, ao contrário dos motoristas particulares, parecem estar acima do bem e do mal. Não são importunados em momento algum pelos agentes de trânsito que na mesma esquina estão de prontidão para que a Industria de Multas CTBEL não deixe de faturar. Fica claro, até para um recém-nascido, que há uma parceria indecente entre a CTBEL, os taxistas e as empresas de ônibus.

A sequência de imagens (que pode ser ampliada) mostra a passagem de um ônibus e um automóvel pelo cruzamento da Almirante com a Mauriti. O ônibus freia no meio da pista, na direção da "parada". O automóvel, impedido de seguir o fluxo, pára atrás do coletivo. Enquanto vários carros conseguem transitar na outra mão, o carro permanece esperando o embarque e desembarque dos passageiros no ônibus. Em determinados horários, quando há mais ônibus parados (em fila dupla porque esse "ponto" só tem espaço para um coletivo), a cobrinha de automóveis permanece após o fechamento do sinal, o que impede o tráfego nas duas vias da perpendicular Almirante Barroso. Os agentes de trânsito não combatem a causa, mas multam os automóveis que, com o efeito sinistro dessa "parada", ficam em situação irregular na pista.

Um comentário:

  1. Você sabe informar se há em algum lugar uma lista com os pontos de taxi regulares de Belém? Se sim, me informe me enviando um email por favor. (nt_charles@hotmail.com)
    Desde já agradeço.

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