sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Carlos Maneschy é oficializado reitor pela Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho Universitário finalizou os trabalhos da Consulta à Comunidade Acadêmica oficializando o resultado que apontou o professor Carlos Maneschy como o novo reitor eleito da Universidade Federal do Pará. (http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2622)
O resultado previsto para às 14 horas só foi divulgado às 16:35.
As comemorações à deliberação da Comissão Eleitoral foram às margens do rio Guamá, na orla do Vadião, logo após o discurso proferido aos presentes no hall da reitoria pelo, agora magnífico, professor Carlos Maneschy.
Faltam ainda três etapas: a homologação do trabalho da Comissão Eleitoral e a composição da lista tríplice pelo Conselho Universitário; e, finalmente, a nomeação de Maneschy-Schneider às funções de reitor-vice, pelo Presidente da República Federativa do Brasil: Luiz Inácio Lula da Silva.
Os eleitores de Maneschy não abrirão mão da presença maciça na reitoria no dia da reunião do CONSUN, a ser convocada pelo atual reitor, Alex Bolonha Fiúza de Mello, para homologação do resultado das urnas e elaboração da lista tríplice a partir da ordem decrescente dos votos obtidos de três entre os quatro concorrentes.
Os cálculos da fórmula utilizada obrigam que haja organização das categorias. Quanto menos membros de uma classe comparecem ao sufrágio, menor a força de seus votos. Os funcionários, pela presença, foram o fiel da balança. Professores e alunos ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no exercício da democracia.
O Blog HB parabeniza o amigo professor Petrus Alcântara Júnior pelo seu trabalho à frente da Comissão Eleitoral que não contaminou-se por pressões externas de nenhuma das chapas inscritas no pleito. A contagem dos votos de Maneschy pela Comissão Eleitoral pouco diferiu da apuração paralela feita pelo seu comité.
Entrevista feita pelo jornalista Yuri Vidal, exclusiva do Blog HB, com Carlos Maneschy logo após a oficialização do resultado da consulta à Comunidade Acadêmica pela Comissão Eleitoral.
Em alta qualidade no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=rOOdyv1ykoM
Imagens e reportagem: Yuri Vidal com edição do Blog HB.
Nota da Memória: “A César o que é de César!” em qualquer tempo.
Alex Bolonha Fiúza de Mello (foto) sagrou-se reitor com o resultado extra-oficial sabido no início da madrugada do dia 10 de abril de 2001 — estávamos com o professor José Luiz Lopes (apoiador de Alex) no Cosa Nostra quando um telefonema anunciou o escore com vitória de Alex.
Mesmo na condição de eleitor de Maneschy, seguimos com o Zé e outros colegas partidários e apartidários para parabenizá-lo em um boteco na Pariquis com a 3 de Maio — local dos festejos de sua eleição.
A consulta à Comunidade Acadêmica fora feita com regras estabelecidas por uma Comissão Eleitoral aprovadas no Conselho Universitário da UFPA, tal qual as do dia 03 de dezembro de 2008.
O CONSUN, após o resultado do pleito, reviu a fórmula primeira e aplicou outra, distinta, dando a Carlos Maneschy o encabeçamento da lista tríplice enviada ao Presidente da República: Fernando Henrique Cardoso.
Alex Bolonha Fiúza de Mello, pelas razões justas, cercou-se de todas as forças políticas disponíveis para consagrar-se reitor da UFPA, ratificando assim uma decisão coletiva depositada nas urnas no dia 09 de abril de 2001.
Equívocos dessa natureza não devem ser reeditados pelo CONSUN, menos ainda por uma desforra extemporânea. Cabe ao próprio Alex, reitor eleito para dois mandatos consecutivos e presidente do Conselho Universitário, conduzir a homologação esperada por todos; evidenciando desse modo sua melhor consciência em defesa do direito dos homens e a magnificência de sua função pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!