terça-feira, 22 de julho de 2008

Memória de 1999: Exercícios de Desenho e Design — Arquitetura e Urbanismo UFPA.

Registros de montagem e vernissage da exposição Exercícios de Desenho e Design, realizada em 25 de março de 1999 — atrasada em conseqüência de greve —, no Ateliê de Arte da Universidade Federal do Pará.
Os trabalhos foram executados por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com ingresso em 1997 e 1998 que, à época, tinham aulas nas dependências daquele ateliê.
Quatro turmas de Representação e Expressão — duas de RE II e duas de RE IV — produziram trabalhos bi e tridimensionais (com representação gráfica e memorial descritivo).
O entorno miserável da UFPA foi o mote para o exercício das turmas que trabalharam o bidimensional em técnica mista.
Um espaço de 25m², reservado a moradia de um hipotético estudante “duro” — aquele que vendia o almoço para comprar o jantar —, serviu como tema para o desenvolvimento dos trabalhos tridimensionais: os discentes deveriam criar, a partir da reciclagem das sucatas disponíveis no DEMEF e na COPALA, todo o mobiliário desse "generoso" espaço.
A orientação para concepção e conceituação das obras fora dada pelos professores Jorge Eiró e Haroldo Baleixe.
Os trabalhos tiveram suas execuções na COPALA — siderúrgica vizinha à UFPA — e no laboratório de Solda e Fundição do curso de Engenharia Mecânica do antigo Centro Tecnológico (hoje ITEC), sob a responsabilidade do professor Fernando Antonio de Sá.
A filmagem feita por Bruno Parente é, na origem, em VHS; posteriormente digitalizada e postada de modo fracionado no Youtube como memória de ações didático-pedagógicas no curso de Arquitetura da UFPA.
A exposição foi montada durante todo o dia 25 de março de 1999. À noite houve um vernissage com a presença de artistas, jornalistas e o pessoal envolvido nas estapas do processo. O presidente da COPALA, José Maria Mendonça, e o diretor do CT, Sinfrônio Brito Moraes, prestigiaram o evento.
Como o Ateliê de Arte não possuía grades, tudo foi desmontado no final da noite de abertura.
Posteriormente a mesma mostra foi exibida no Shopping Center Castanheira com apoio técnico e logística privados — iniciativa do Roosevelt Resque.
Esta postagem no blog agrupa os fragmentos das imagens do Youtube, propiciando aos ex-alunos — hoje profissionais — a percepção da passagem de quase uma década.

http://br.youtube.com/watch?v=SVdDElh3b28

http://br.youtube.com/watch?v=Xr1WAMXlzu0

http://br.youtube.com/watch?v=lqq4r8P2oso



http://br.youtube.com/watch?v=plj0j5qkmi0

http://br.youtube.com/watch?v=p0A2jujy5EA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!