terça-feira, 1 de julho de 2008

"Belém e suas margens fluviais: ocupação histórica e 'retomada' da orla."

Hoje, às 19 horas, haverá discussões sobre as beiras dos nossos rios. A palestra, proferida por dois arquitetos doutores e professores da FAU/UFPA — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará —, Juliano Ximenes e Irving Franco, deverá dar pano para mangas. A percepção acadêmica sobre a ocupação histórica e a "retomada" da orla de Belém estará diante do público na sede do Fórum Landi — à Praça do Carmo —, bem distante dos muros do Campus do Guamá, mas, do mesmo modo, avizinhada ao rio e espaço extensivo da UFPA.
Quem quiser se afiar no pensamento do Juliano, antes da palestra, pode acessar o link http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq085/arq085_02.asp e ler o artigo "Cidade e água: Belém do Pará e estratégias de reapropriação das margens fluviais" publicado no Portal Vitruvius.
Os vídeos postados abaixo são tentativas de ilustrar o evento, contudo, nada nos garante que esse material seja aprovado e aproveitado pelos protagonistas da conferência — essas edições domésticas e amadoras surgiram pela falta de algo profissional disponível na Internet.
Independente de qualquer abordagem ou análise intelectual sobre a ocupação ou reordenação da orla do Guamá, houve, por parte de toda a equipe deste blog, reação de espanto diante da obra do aterro hidráulico. Não adiantaria aqui relatar esses assombros, seria melhor que todos aproveitassem os domingos ensolarados de julho para dali olhar o Guamá: o visual impressiona. A "porteira" está aberta e o acesso é permitido a todos, inclusive para comprar os apartamentos de uma construtora paulista que profetiza o sucesso daquela infra-estrutura viária: há apartamentos de 230m² margeando o um milhão de Reais, ou seja, mais de 4 mil Reais o metro quadrado construído. É mole??? Desse modo o Antonio — o garoto do vídeo aqui postado — não ficará por ali durante muito tempo!!! É...alegria de pobre dura pouco!!!
Também há comentários de que a enorme área da Cata — Amazônia Textil — fora negociada para a construção de um shopping. Em sendo verdade, não haverá maior em Belém; o que comprova que dinheiro faz dinheiro e que o governo está aí para ajudar na organização de uma capital e de um capital globais.
Em outra publicação do blog afirmamos que essa atração seria ontem, dia 30 de junho de 2008 — informação dada por uma funcionária do Fórum Landi, por telefone. Melhor assim: neste caso, errar para menos; pior alardear que seria amanhã, sendo hoje.
Que bem discutamos nossas beiradas por lá!!!
Voltamos a insistir: o blog não tem nenhuma pretensão de fazer cinema e/ou televisão, o nosso propósito é o registro, por mais precário que seja: se der para fazer bem feito, tudo bem; senão, o minguado será a cena!
Abaixo você poderá assistir aos dois audiovisuais feitos no local das obras do aterro hidráulico à margem do Rio Guamá.
O primeiro: uma visão panorâmica linear da obra; o segundo, duas entrevistas com moradores vizinhos do aterro.

Em alta definição no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=tqxbBIAZ1f0


Em alta definição no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=1MqVoy-M4us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!