sábado, 29 de novembro de 2008

Dina e o Mundurucus.

Desde a quinta-feira, 27 de novembro de 2008, Belém ganhou novo espaço cultural privado. Trata-se do Atelier (ou Ateliê) Mundurucus.
A proprietária: Dina Maria César de Oliveira é arquiteta, artista plástica, designer e professora da UFPA (atual vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
Artista de longa estrada, vencedora de prêmios significantes, academicamente mestrada, Dina é famosa no Brasil e exterior por seu trabalho de características peculiares que a identificam pictoricamente — é exclusiva da galeria DAN em São Paulo.
Superintendente da Fundação Curro Velho por quase duas décadas, enfrentou a realidade do convívio com adolescentes da periferia da Cidade e propiciou aos mesmos experimentos em diversas linguagens de expressão e comunicação — as já tradicionais "oficinas do Curro".
Herdeira da moradia de sua família inicial, uma casa projetado por seu pai, o engenheiro civil Alírio César de Oliveira — já falecido —, Dina fez as transformações necessárias para que a edificação pudesse suportar um ateliê-escola-galeria.
Daí o resultado: Mundurucus — porque fica na rua dos Mundurucus nº1266.
O espaço é amplo e comporta todo o necessário à sua finalidade — qualquer que seja —, pois Dina espera, após a inauguração e primeiras visitas, perceber o que melhor se adapta ao Mundurucus.
Sua destinação está em aberto: "não é uma proposta acabada porque preconiza a dinâmica das ações e 'loucuras' artísticas".
Por lá encontramos telas, desenhos, pinturas em pratos cerâmicos, esculturas e objetos; um painel construído em mosaico e uma escultura útil no jardim; movelário, ferramentas e equipamentos para gravura; entre tantas outras coisas interessantes, há a escada da sala: uma obra de arte projetada pelo doutor Alírio que, segundo a Dina, acompanhou passo a passo sua construção.
Ali também está a antiga placa de engenheiro do pai e homenagens secretas à mãe, de apelido Dina.
Não houve vernissagem — o que é comum em Belém quando servem vinho de uvas de plástico —, mas uma visitação à “nova casa” da artista que recebe seus convidados para papear desde a quinta-feira e, segundo o que informa o convite, deverá permanecer até às 21 horas de hoje, sábado.
Depois disso cremos que seja necessário agendar uma visita, porque a vida da Dina voltará à normalidade dos compromissos diários.
O Blog HB deverá produzir um material audiovisual sobre o Mundurucus para postagem.
A marca do “Atelier Mundurucus” — que tem os desenhos originais expostos no local — foi concebida por dina e seu filho José Fernandes, o Zoca. Há uma relação direta com a letra M, tanto de Mundurucus, quanto das quatro pequenas irmãs Maria, que muito bricaram naquele lugar.
As fotografias dos trabalhos no folder são do Rod Ferreira (Rodolfo Ferreira).
A foto da Dina, aqui postada, é um janelamento de uma imagem também capturada pelo Rodolfo Ferreira.

Primeiro trabalho de uma nova fase "PASSAGEM": 2x2m.

Em ordem cronológica, o segundo trabalho da nova fase "RASGO": 1,6x2m.


Dina Maria César de Oliveira

Fotos: Rod Ferreira.

2 comentários:

  1. Parabéns mesmo!
    Pelo espaço virtual e por ¨"Mundurucus" ....
    Obrigado tambem por tantas oportunidades que nos destes e que hoje somos resultado de um sonho seu...tudo bom sempre.

    ResponderExcluir
  2. Minha prima querida parabéns pela Comenda recebida hoje no Angariar eu estava lá. Primo Jefferson filho de Gerson César de Oliveira hoje sou Assedieis Parlamentar do Dep Estado Thiago Araújo um abraço

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!