sábado, 8 de novembro de 2008

Pesquisa levantará a história do curso de Arquitetura da UFPA.

Uma equipe coordenada pela professora doutora Cybelle Salvador Miranda (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4763756U6) está encarregada de investigar a história do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.
Além da análise de documentos serão entrevistados protagonistas de fatos notáveis à composição da memória de um curso que em 2009 completará 45 anos de existência.
O professor pós-doutor Oswaldo Coimbra de Oliveira (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4792822T0), coordenador de outra equipe que levanta dados para montar a HISTÓRIA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA, assessora o grupo de Cybelle.
O Boletim Informativo do CREA-PA-AP do último trimestre de 1980 publicou UM DEPOIMENTO E UMA HOMENAGEM escrito por Antonio Paul de Albuquerque — recentemente laureado pela FAU/UFPA com seu nome outorgado ao prédio do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo no Campus Profissional. Nesse artigo o arquiteto e professor da UFPA, falecido em abril passado, traça um panorama da criação do curso, da organização didática, das turmas iniciais, da estrutura de pessoal e dos espaços físicos ocupados pela Faculdade/Curso de Arquitetura até aquela data.
Paul Albuquerque concluiu seu escrito afirmando que "...a Região Norte do Brasil, e o Pará em particular, devem ao engenheiro civil e arquiteto CAMILLO SÁ E SOUZA PORTO DE OLIVEIRA a existência do Curso de Arquitetura da UFPA...".
Uma cópia — razoavelmente legível — do Boletim foi entregue por Paul a Coimbra que o regalou, com reproduções dessa xerox, aos membros da equipe de Cybelle.
A professora Cybelle possui farto material de áudio coletado em entrevista com o professor Paul pouco antes de seu óbito. Essa documentação sui generis será transcrita e esmiuçada visando ao melhor entendimento de questões que possam ser corroboradas ou refutadas pelo testemunho de profissionais que atuaram na mesma época de Paul.
Documentos da UFPA, de outros órgãos públicos, de empresas, ou mesmo pessoais, devem ser digitalizados e armazenados para esquadrinhamento e cruzamento de informações.
A equipe espera contar com a colaboração dos que detêm os recortes dos acontecimentos, ainda dispostos na lembrança, de um tempo há pouco decocorrido. A recomposição de um cenário coerente dependerá da veracidade desses depoimentos.
A história que Paul Albuquerque contou no Boletim do CREA será a bússola — ou GPS — que orientará as primeiras entrevistas agendadas para este mês.
O Blog HB dará informações sobre os achados.

"Um depoimento e uma homenagem" escrito por Paul Albuquerque no Boletim Informativo do CREA em 1980.
Documento ampliável para leitura.

3 comentários:

  1. Caro Baleixe, acho otimo que esteja-se pensando em escrever a "história do curso de arquitetura"e lembrando pessoas que influenciaram na sua criaçào como Camillo, que foi dos primeiros alunos assim como o foram Milton Monte e Alcyr Meira. Espero que nào o façam sem ouvir os fundadores do curso, os pofessores gauchos que vieram para Belém para que o curso existisse em fins de 63. Da primeira vinda está na cidade somente Jorge Derenji e em Porto Alegre mora Enio Livi. Da segunda leva,meses depois , mora em Belém Helio Verissimo. Acho que todos envolvidos sabem, ou deveriam saber, o endereço destas pessoas. Um abraço Jussara Derenji

    ResponderExcluir
  2. Jussara:
    O trabalho, para que preste, será longo e envolvente, contudo, está apenas no começo — engatinhando.
    O Jorge Derenji, o mestre Hélio, o Paulo Chaves, Tu, Paulo Cal, Jaime Bibas, entre tantos outros — que não são poucos —, serão escutados e poderão contribuir com documentações (inclusive textos de impressões pessoais) e imagens de época. Esse material será digitalizado para compor um banco de informações e devolvido aos proprietários.
    Postei a notícia no Blog para que as portas dos bares se abram e que um "frisson" de boa vaidade se instale.
    O Fábio Mello, nesse primeiro momento, está incumbido de entrevistar também o Jorge Derenji.
    Essa investigação dará pano para mangas!
    E vocês, protagonistas, elucidarão a história.
    Um depoimento puxará outro, sucessivamente.
    Mas eu já tô falando demais: quem está no comando da nau é a Cybelle.
    Que o Blog sirva de concatenador à empreitada.
    Abraço,
    Haroldo.

    ResponderExcluir
  3. Comentário original de Jussara Derenji enviado por e-mail às 09:53
    de 09/11/2008:

    "Oi Baleixe, tentei enviar um comentário mas essas modernidades são demais para mim. Gostaria de cumprimentar a iniciativa de escrever a história do curso de arquitetura. Não conheço os textos de Paul sobre isso mas gostaria de alertar para alguns fatos. Já foram feitas algumas tentativas de escrever sobre o inicio do curso e foram desastrosas. Acredito que o erro básico é que não se começa pelo começo, se me faço entender. Camillo foi encarregado pelo doutor Silveira de criar o curso, ele Milton Monte e Alcyr Meira, engenheiros, queriam a titulação em arquitetura. Camilo foi a POA e convidou os professores e a partir daí Alcyr, Milton e Camillo foram alunos, dos primeiros, do curso. Todas as tentativas anteriores de escrever a história não ouviram os fundadores, os professores que vieram do Rio Grande do sul em 1963, e nem, pasmem, os primeiros alunos. Daí escreverem os disparates que foram escritos ... Em apoio à iniciativa devo dizer que, da primeira leva, esta ainda em Belém Jorge Derenji e é facilmente encontrável em Porto Alegre Enio Livi. Bohdan morreu ano passado, Amílcar já tinha morrido assim como Baldur. E acabaram-se os fundadores, os que realmente vieram contratados para iniciar o curso. Helio Verissimo veio meses depois e pode ser legitimamente considerado um dos que iniciou e carregou o curso até sua aposentadoria na década de 90. Talvez alguns dos outro destes meses posteriores ainda possam se encontrados através do Helio. Grande abraço Jussara"

    Este comentário complementa o primeiro, já respondido pelo Blog.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!