quarta-feira, 14 de julho de 2010

A tradição futebolística de Belém fará falta à Copa de 2014, diz guardian.co.uk:

Imagem-link.
Blog HB
"Ricardo Araújo, economista e especialista em gestão de estádios, que tem um blog dedicado a mapear o progresso da construção de um deles no Brasil, acredita que a oferta do Campeonato Mundial de 2014 estava destinada a enfrentar problemas a partir do momento em que 12 cidades anfitriãs foram selecionados: 'O primeiro erro foi a escolha das cidades-sede, todo o processo foi político' diz Araújo, que afirma que a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, optou por 12 cidades-sede ao invés de 10, de mais fácil administração, como um resultado da pressão do seu presidente Ricardo Teixeira que se vê como um possível sucessor ao presidente da Fifa Sepp Blatter e estava ansioso para angariar apoio das federações estaduais de futebol.
'O primeiro critério usado para selecionar cidades-sede é o amor pelo esporte. A cidade tem futebol, tem fortes equipes locais? Não há nenhum ponto favorável sediar a Copa do Mundo em grande cidade com estradas, um bonito aeroporto e hotéis, se não há clubes de futebol' disse Araújo.
Contudo em vez de optar por cidades como Belém e Goiânia com respeitáveis clubes locais e um grande número de torcedores, as autoridades decidiram utilizar cidades como Manaus no Amazonas que foi escolhido em detrimento de sua vizinha Belém e a capital do Brasil, Brasília, em vez de Goiânia. 'Não é verdade que a capital de um país deva ser obrigatoriamente uma cidade de acolhimento à Copa. Você precisa ter jogos onde há multidões e acima de tudo onde vão permanecer frequentando os estádios depois que a Copa do Mundo acabar' disse Araujo.
'Belém tem uma forte tradição no futebol, tem clubes que jogaram na primeira divisão e na Taça Libertadores e tem uma boa média de público. Manaus por outro lado tem um futebol inexpressivo. Tem um clube na Série D com uma média de 1.000 torcedores por jogo. Você não pode pensar em construir um estádio para meia dúzia de jogos depois da Copa do Mundo.'"
(Tradução livre com auxílio do Google)

Um comentário:

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!