sexta-feira, 7 de agosto de 2009

UFPA: Licenciatura em Música permanecerá no Campus do Guamá.

O blog da Licenciatura em Música da UFPA (Música UFPA Graduação) postou três “documentos novos” para explicitar a atitude coletiva de seus professores, que não pretendem, “sob qualquer alegação, concordar com a nossa saída do Campus." Universitário do Guamá, mais precisamente do Ateliê de Arte.
Acesse tais "papéis" a partir dos links (documentação ampliável à leitura no blog):
1)
Documento novo 01: ata da reunião extraordinária de 03/08/2009 que deliberou pela permanência da Graduação em Música no Campus do Guamá;
2)
Documento novo 02: memorando à Pró-reitora de Ensino da UFPA; e
3)
Documento novo 03: memorando ao Magnífico Reitor da UFPA.
Além da deliberação contrária aos interesses do Instituto de Ciências da Arte — ICA — e do curso técnico de Música — EMUFPA —, os professores da Licenciatura em Música da UFPA solicitaram a revisão do Regimento Interno do ICA para que o mesmo se coadune ao Estatuto e Regimento Geral ora em vigência na Instituição Federal de Ensino Superior — querem eles saber por qual parâmetro o curso superior é subalterno ao curso técnico.
A mais legítima vindícia do corpo docente efetivo da Graduação em Música é a ampliação de seu quadro docente que conta com apenas 09 (nove) professores efetivos para atender a demanda de 46 disciplinas distribuídas entre Belém, Soure e Oriximiná.
O reduzido quadro de professores do Magistério Superior no curso de Música (3º grau) seria uma estratégia de enfraquecimento político da graduação e uma “brecha" para que os docentes do ensino técnico, lotados na EMUFPA, ministrem aulas na Licenciatura em Música; um desvio em suas funções.
Outra questão abordada nos memorandos enviados ao Magnífico Reitor e à Pró-reitora de Graduação diz reipeito a verba do REUNI — Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — de R$5.881.000,00 (cinco milhões, oitocentos e oitenta e um mil Reais) destinada à construção da Escola de Música.
Sobre esse assunto os professores da Graduação em Música afirmaram que não participaram de nenhuma proposição encaminhada ao MEC — Ministério da Educação — com o objetivo de captar recursos do REUNI.
Foram eles alijados dos debates com referência a um programa federal que destina numerário especificamente ao nível superior, ou seja: a eles próprios.
"Está claro que fomos e seremos os eternos 'laranjas' nessa história surreal e absurda; até o dia em que o CONSUN repare esse descomedimento hediondo na Federal!", comentou Ana Luiza Coutinho da Silva Leal, Coordenadora da Graduação em Música e única docente efetiva em atividade na UFPA à época da "orquestrada" criação do ICA: fevereiro de 2006.
O restante dos professores cursava programas de pós-graduação fora da sede e do Estado do Pará; instante propício para impor um "instituto" costurado pelos gabinetes da Adminstração Superior desde o primeiro mandato de Alex Bolonha Fiúza de Mello — nesses ambientes narcísicos somente espelhos foram bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!