segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

REALIDADE Nº28 — julho de 1968.

Abaixo postamos tanto a capa da revista REALIDADE do mês de julho de 1968 (nº28) da Editora Abril; quanto, na íntegra, a matéria com a chamada "ESTE MOÇO COMANDA A AGITAÇÃO Luis Travassos, presidente da UNE". As digitalizações têm ampliação suficiente à leitura do original virtualizado — não detectamos similar na Web. O texto em questão foi publicado antes da Lei 5.765, de 18 de dezembro de 1971, que suprimiu o acento circunflexo na distinção dos homógrafos, responsável por 70% das divergências ortográficas com Portugal, e os acentos que marcavam a sílaba subtônica nos vocábulos derivados com o sufixo "mente" ou iniciados por "z". A ortografia da reportagem nos parece esquisita porque: ou aprendemos a escrever sob as regras estabelecidas em 1971, ou a elas nos acostumamos. Teremos quatro anos para nos adaptar ao Acordo Ortográfico vigente deste 1º de janeiro. É muito tempo para tão "poucas" mudanças: http://search.folha.com.br/search?site=online&q=reforma+ortogr%E1fica&src=redacao.
A cobertura dada por REALIDADE ao movimento estudantil precede os piores momentos da história recente brasileira — estávamos às vesperas do Ato Institucional nº5 (http://www.unificado.com.br/calendario/12/ai5.htm) de redondos 40 anos no mês passado. Os ângulos fotográficos, ou, literalmente: "pontos de vista", desvelam a opinião dos editores desse magazine.
Aos seis anos de idade não haveria força física nem ideologia para um confronto com a Ditadura. Em 1978 perdemos um colega que, na "clandestinidade" de seu charo, tocava ao violão e cantarolava Para Não Dizer Que Não Falei De Flores, do Geraldo Vandré — enforcou-se em sua casa 15 dias após um "interrogatório". Em 1979 nos confrontamos com a Polícia Militar e as Forças Armadas provocando a interdição da avenida Almirante Barroso — o dito "levante" do Souza Franco. No ano de 1986, em Brasília, nos deparamos com o torturador da colega pernambucana Rosa Medeiros (quem bate esquece, que apanha, jamais); episódio em que o ex-exilado político na Alemanha Oriental, médico e artista plástico, também de Pernambuco, Ypiranga Filho (http://www.ypiranga.filho.nom.br/) foi às vias de fato com o verdugo incógnito por detrás do balcão da recepção do alojamento público federal FUNSEP que igualmente hospedava alunos do Instituto Rio Branco — demos uma forcinha ao nosso camarada trotskista. Currículo miúdo: sem formalité, só champagne.


__________________________________________

"LUÍS TRAVASSOS: Líder estudantil paulista. Um dos principais ativistas político-estudantis durante o regime militar. Luís Gonzaga Travassos da Rosa (1945-24/2/1982) nasce na cidade de São Paulo, filho de um vendedor e de uma funcionária pública. Inicia os estudos no Colégio Santo Agostinho e, como seminarista, entra em contato com a atividade política em organizações católicas progressistas. Aos 20 anos ingressa na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
No ano seguinte é eleito presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), mas é preso durante o próprio congresso da entidade. À frente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1967, defende a mobilização permanente na luta contra a ditadura.
É um dos organizadores da Passeata dos 100 Mil, que reúne 100 mil participantes, entre intelectuais, operários, profissionais liberais e religiosos, no centro do Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968. É preso em outubro do mesmo, durante um encontro da UNE em Ibiúna (SP). Em setembro de 1969 é um dos 15 presos políticos libertados em troca do resgate do embaixador norte-americano Charles Elbrick, seqüestrado por um grupo de militantes ligado às organizações de esquerda. Enviado ao México, segue depois para Cuba, Bélgica e Alemanha, onde se forma em economia pela Universidade Livre de Berlim. Após dez anos de exílio, retorna ao Brasil dois meses depois da publicação da Lei da Anistia (1979). Passa a trabalhar como tradutor de alemão e ingressa no Partido dos Trabalhadores (PT). Morre no Rio de Janeiro, vítima de um acidente de carro.
Foto: Luís Travassos na volta do exílio, em 1979."
(http://chapaboasnovas.blogspot.com/2008/10/lus-travassos.html)

RECORTE IMPERTINENTE: “A campanha de Fernando Henrique dá a impressão de ter sido concebida nos moldes de uma disputa na Suécia, bem-educada e só preocupada com o debate das idéias. Por trás dessa aparência, os tucanos recolheram armas pesadas e foram atrás de munição de alto calibre e baixa categoria. Em agosto, a empresa que fez sua assessoria de comunicação, a Free Press, colocou seus jornalistas para acompanhar secretamente, e até fazer fotos, da suposta amante de um dos adversários de Fernando Henrique. Se algum candidato dissesse algo sobre a vida privada de FHC, haveria troco. A Free Press também esquadrinhou o acidente de carro que matou o líder estudantil Luís Travassos no Rio de Janeiro, em 1982. Quem dirigia o carro era Aloizio Mercadante, candidato a vice de Lula. A arapongagem tucana 'descobriu' que o inquérito sobre o acidente fatal fora arquivado por um suposto tio de Mercadante, secretário de Segurança do Rio, Waldir Muniz, famoso pelo envolvimento com o atentado do Riocentro.” (http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_12101994.shtml)

_________________________________________________

Mais em Veja sobre Luís Travassos: http://veja.abril.com.br/busca/resultado.shtml?si=veja&ac=0&np=10&rd=0&ao=0&qu=Lu%EDs+Travassos&pg=1

Outros links correlacionados a este assunto:

http://www.bassalo.com.br/mm_pqbodasai5.asp

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_11ago1967.htm

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_29mar1968.htm

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_27jun1968.htm

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_10jul1968.htm

Blog HB

Consulte o Banco de Dados da Folha de São Paulo: http://bd.folha.uol.com.br/
Acervo da Luta Contra a Ditadura: http://www.acervoditadura.rs.gov.br/principal.htm
Os links, aleatórios, configuraram uma taça: tintim aos anônimos!

11 comentários:

  1. Acidente de carro nada. Esse camarada foi morto pelos meganhas a serviço da ditadura. Os milicos mataram gente até pouquíssimo tempo atrás. Tem maluco que ainda está de prontidão e só parará de bater continência quando bater as botas.

    ResponderExcluir
  2. FUDEU AGORA O PROFESSOR VAI REVIVER A DITADURA ...CARA ESTE ARTIGO TAH FORA DE MODA.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a tua? Ou do charo do teu amigo que morreu a uns 31 anos e desse outro a uns quase 27. Tá comendo coquinho malucão? Sai dessa velho esclerosado de miolo mole!

    ResponderExcluir
  4. Esses dois anônimos (23:40 e 02:40) ou eram da TFP ou nem haviam nascido e quando nasceram mamaram na Coca-cola ou no leite Ninho que substituía as tetas maternas por propaganda da Nestlé.
    Uns sem noção do que era o Chumbo Grosso intolerante. Tudo o que se fez na época foi pouco, mas os estudantes sempre fazem a diferença porque a história e construída por jovens idealistas que não esclerosam nem ficam de "miolo mole". Vocês tem de ficam com vergonha desses comentários ao autor.

    ResponderExcluir
  5. ...e por falar nisso leiam a partir do link do professor Bassalo que pra vocês deve ser o avô do Matusalém e entendam que é melhor uma democracia trôpega à uma ditadura de qualque espécie. Os anônimos estão alimentados, de carrinho novo, namoradinha (o) bacana, cenzinho na algibeira, etc e tal. Mas cadê a segurança natural que adveio da educação? Não tem. Só tem pânico porque o marginal quer ser você por alguns minutos. Mais tempo até que levou para tirar sua vida. Até o policial não se preocupa com os seus dogmas políticos, mas quanto você tem no bolso para pagar-lhe o jabaculê que ajuda nas má-criações dos seus pimpolhos consumistas e igualmente vazios para caber os ensinamentos do pai safardana. Essa luta de classes está mais covarde que a da foto de 68 - estilingue contra polícia montada de fuzil e baioneta. Anônimo tolos cresçam e apareçam

    ResponderExcluir
  6. Sistemas econômicos antagônicos no mundo global são a estupidez que não resolverá os problemas que estão às portas (presente e futuras).
    O jogo Socialismo X Capitalismo parece desenho animado do Bob Esponja.
    Houve, há e haverá os conflitos (guerras) necessários às sedimentações.
    A China encontrou o caminho das pedras e dará aulas ao mundo porque é pioneira no controle do caos causado pela explosão demográfica. A Índia a segue desconsolidando a também milenar cultura atrasista à contemporaneidade.
    O mundo é virtual, científico e tecnológico; falta-lhe o exercício pleno da cidadania planetária que muitos intelectuais sempre apregoaram. Não no sentido físico do trânsito das pessoas, mas no bom senso mais intenso de uma propriedade inalienável, tal qual a vida.
    Os embates culturais, principalmente os religiosos, embridam o planeta. Que eles sessem no Oriente Médio (e assemelhados sítios intolerantes), para o bem de todos, mesmo que a morte seja a “vontade” de Deus.
    Nos reservaram o Brasil: a porção mais bem aproveitável da Terra. A AMAZÔNIA dos “miseráveis” latinos é fonte única de água natural potável do sistema do nosso sol — nascedouro de toda e qualquer esperança. Mas tanto ela quanto as descobertas científicas em prol da biosfera deveriam ser de domínio dos habitantes (e guardiões) do globo interligado pela Web — COMPARTILHADAS.
    Ditaduras são frutos da mais sublime ignorância e prepotência humanas: a escravatura.
    Ditadores são invariavelmente bastardos que invejam a propriedade paterna: a pátria que não se lhes sucederia; e, aos degenerados, só restam as indecentes regras da pilhagem.
    A horrorosa Ditadura Militar Brasileira, às avessas, deu bons frutos: o processo de rejeição absoluto a esse tipo de aviltamento. Foi-se Collor e sua boçalidade — como um monoglota poderia ser boçal? Foi-se FHC com seus subterfúgios neoliberais. Lula deixará Dilma para um bem sucedido assalto ao cofre de Ademar de Barros (que roubava, mas fazia)?
    Que todos os cofres dos “Ademares de Barros” se abram para o bem estar de todos, sem necessidade de nenhuma violência física ou psíquica.
    Se a coerência coletiva não dominar o ideário internacional, será o ocaso posto ao acaso.
    Um presidente negro de origem queniana (Condolesa Rais não tem essa raiz) é um começo, há muitos espelhos na Casa Branca.
    Whashington D.C.

    ResponderExcluir
  7. Político é tudo marginal, bandido. Que novela é essa do Mercadantes ter matado o Travassos? Seria por causa de quem? Do José Dirceu ou da Flora? O Dodgi não tem nada a ver com essa hitória? Me disseram que o Dodgi foi piloto do helicópitero do Ulisses e enfermeiro do Tancredo.

    ResponderExcluir
  8. Donde é que tem taça aí? Tu é mesmo é maconheiro!

    ResponderExcluir
  9. Ei Baleixão? Liberaste geral? Sem moderação de comentário? Que nível do anonimato pé-rapado, ou seria pérapado
    Lu

    ResponderExcluir
  10. Ei "Cidadão do Mundo" de merda, por quê tu não vais dar meio hora de cu lá na Terra Firme?
    Que papo mais furado é esse o teu de intelectual de merda? Langa tudo que tens para sustentar um orfanado por um acaso? Seu merda!!!

    ResponderExcluir
  11. ...e tem mais...rico só gosta de preto pobre quando é ou para comer ou para ser comido. Os viadinhos e as madames adoram uma trolha de 30cm no burucuzu. E os filhinhos de papai, quando e se gostam da fruta, caso contrário tão no 30, não dispensam uma Xereprexela azeda das negrinhas da baixada. Essa é a realidade, só na horizontal a moçada se iguala, no sexo e na morte.
    E Cidadão do Mundo, não esquece: vai te foder, seu filho da puta!

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!