segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Belém do Pará: 1943 e 1957 — detalhes fundamentais.

Quando esmiuçamos as imagens da LIFE/GOOGLE (http://images.google.com/hosted/life) algumas hesitações se dissipam e outras novas surgem: "diversão" garantida pela "investigação".
Com a utilização do velho Printkey — programinha que fotografa o conteúdo da tela do monitor — ampliamos e tratamos algumas janelas (detalhes) imprescindíveis ao entendimento das duas últimas postagens, ambas focadas nas imagens da revista LIFE dos anos 1943 (Memória visual de Belém — arquivos da LIFE — 1943.) e 1957 (Belém do Pará: LIFE — abril de 1957.),em que Belém do Pará conseguiu "destaque" internacional pelo 2º Ciclo da Borracha e pela peculiaridade dos ônibus "zepelins", respectivamente.
Optamos por uma postagem isolada e não pelo postscriptum habitual porque o Blogger ainda não resolveu um problema técnico que persegue a vida dos blogueiros: anexar fotografias em posts já editados. Esse procedimento bagunça de tal modo a diagramação da página que...mexer no que já esteja pronto é deveras temerário.


1943: automóveis nas docas do Pará.


1943: o fluxo de carregamento e descarregamento de navios nas docas do Pará é o indicador do 2º Ciclo da Borracha, patrocinado pelas necessidades bélicas dos Estados Unidos.

1943: demonstração de que a locomotiva não estava em movimento: o pedestre com criança conversa com funcionário do trem. O fotógrafo da LIFE, Thomas D. Mcavoy, deve ter solicitado ao maquinista tal parada para o registro.

1943: a logo PANAIR do BRASIL S. A. presente nos hidroaviões de modelos distintos.

1957: possibilidade da existência de um posto de combustível com bandeira ATLANTIC no Ver-o-peso. No detalhe ampliado da foto da LIFE verificamos a cobertura do "clipper" ou posto de combustível: novas incertezas que podem ser esclarecidas, de preferência, com a ajuda dos internautas.

1957: o "dirigível" da Trinfo transportava passageiros, não estava "aparentemente vazio" como acreditávamos.

5 comentários:

  1. Muito legal esses detalhes!!

    Adorei o blog!! e as fotos dos anos 70 demais!! tem mais além dessas? abração!

    ResponderExcluir
  2. Haroldo, sendo o veículo um Zeppelin, seria mais apropriado tratarmos os "clipers" por "fingers", o que acha? Afinal, ele não voa apenas por um detalhe...
    Sim, parece Atlantic sim. Tá esquentando...
    Ah, quanto à diagramação de página, me permite uma modesta sugestão? Wordpress.com!
    Abraço e vamos em frente! Nik.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela garimpagem dessas raridades da nossa Belém. A foto é de fato um clipper onde tambem funcionava um Posto de combustiveis. ainda na década de 60 e 70 trabalhei na aferição das bombas desse posto que se não me engano era explorado pela empresária Maria de Lourdes Holanda que depois transferiu-se para 16 de novembro esquina da Praça Amazonas.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo de 29 de Janeiro de 2009 14:49;
    Seria interessante que você postasse um depoimento desse período. A bandeira do posto era mesmo Atlantic? Você tem fotos dessa época? Se positivo nos envie pelo e-mail haroldobaleixe@globo.com que as colocaremos no Blog com o devido crédito a você.
    Vamos reconstituir esse passado de modo visual, ok?
    Blog HB.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos do blog:

    Lançamos recentemente o mais completo website em ingles sobre a Segunda guerra no Atlantico sul incluindo as bases americanas em nosso litoral. Como não podia deixar de ser Belém tem um papel relevante na guerra. Infelizmente ainda não conseguimos fotos da base aerea de Val de Cans construida pelos americanso ee nem do campo de Igarapé Assu tambem construido por eles. Ficaria muito grato se receber alguma ajuda nesse sentido. Nosso site com milhares de páginas de texto fotos e mapas, está hospedado na prestigiosa Fundação Hyper War. Acessem Sixtant the War in south Atlantic
    http://www.ibiblio.org/hyperwar/UN/Brazil/index.html

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!