quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

World Social Forum 2009 — estruturas efêmeras são montadas na UFPA.

Campus se prepara para participantes:
O Campus do Guamá está quase pronto para receber os 80 mil participantes do FSM. A programação de eventos ocupará os espaços do Campus da UFPA, da Escola de Aplicação e da UFRA, onde será montado o Acampamento Intercontinental da Juventude. A Prefeitura da UFPA está concluindo as últimas das 16 obras de infra-estrutura, acordadas com a organização geral do Fórum desde abril. Os recursos para realização das obras, porém, só foram repassados na segunda quinzena do mês de outubro. Entre elas, chama atenção a construção de um porto hidroviário no Campus da UFPA, contendo passarelas, rampa e flutuante com estruturas de concreto, madeira, ferro e cobertura.
As obras de infra-estrutura estão orçadas em R$ 6,7 milhões. Entre elas, há recuperação do sistema de abastecimento de água; melhoria paisagística; construção de praça de alimentação; reforço da iluminação; pavimentação e recuperação de vias.
A duplicação da Avenida Perimetral e a construção do novo terminal de ônibus, sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Cohab, facilitarão o trânsito durante o evento. A Prefeitura da UFPA participou deste trabalho ao ceder uma área para alocação das famílias remanejadas da margem da Perimetral. Além de servirem ao grande evento, as obras relacionadas se constituem em melhorias para a UFPA em função de seu caráter permanente.” (
http://www.ufpa.br/beiradorio/rep1.html)

O texto acima, parte da matéria feita pelo jornalista Walter Pinto, publicada no Beira do Rio (Ano VII. Nº68, Janeiro de 2009), jornal da Universidade Federal do Pará, foi referência a esta postagem. Registramos na segunda-feira, dia 12, por quantas andam as montagens das "Ocas Hightech" (assim chamadas por Ronaldo Moraes Rêgo) na Universidade Federal do Pará. As fotos, de qualidade razoável, podem ser ampliadas.


O "porto hidroviário" (trapiche ou gerência na linguagem ribeirinha) às margens do Guamá será uma obra de caráter provisório no Campus Universitário.

Campus do Guamá* às vesperas do FMS:

Imagens ampliáveis

Monumento erguido ao falecido ex-reitor professor José da Silveira Netto (foto 01) — agora nome do antigo Campus Universitário do Guamá — e estruturas efêmeras cobertas com lona branca: algumas já montadas e outra em fase de alocação no Setorial Básico do Campus I da UFPA, em área próxima à Biblioteca Central.

Imagens ampliáveis

Estruturas já montadas e em fase de acabamento interno. Localizadas entre o Ginásio de Espostes e o Auditório (em obras) — no Setorial Básico do Campus do Guamá.

Imagens ampliáveis


Estruturas do Setorial Profissional do Campus do Gamá (fotos de cima): área próxima aos pavilhões de aula das Ciências Jurídicas (foto 01) e armações ainda sem lona defronte do Laboratório de Química. Abaixo o porto hidroviário do Básico e a tenda montada em fente ao Prédio da Reitoria.

Imagens ampliáveis

Compreenda a configuração do Campus Universitário do Guamá, que engloba o Campus Setorial Básico (Campos I), o Campus Setorial Profissional (Campus II) e o Campus III. Amplie o mapa e localize-se.

*Campus do Guamá: Nada contra a importância de José da Silveira Netto à UFPA. Muitos a tiveram — em maior ou menor grau — no seu projeto, na sua implementação e na sua permanente consagração. Todavia: substituir Campus Universitário do Guamá por Campus Universitário Professor José da Silveira Netto é de uma frescura e um mau gosto medonhos. Puta que nos pariu! Campus do Guamá (e nem carece do termo universitário) além de agradável sonoridade, é de espetacular grafia. À merda essa idéia de jerico: é só não obedecer que vira "letra morta"!

Fotos da UFPA: HB.

Um comentário:

  1. Onde moras? Na esquina do Guamá com o Tucunduba! Ou, Guamá canto com o Tucunduba! Ou, Guamá/Tucunduba! É LINDO!!!!!

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!