segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

World Social Forum 2009 — Belém/Pará/Brazil.

As pessoas se perguntam: a duplicação da Avenida Perimetral será concluída até o Fórum Social Mundial que iniciará em 27 de janeiro próximo?
Nesses 14 dias restantes é crível que sim, se a promessa foi duplicá-la somente no trecho compreendido entre o portão de acesso ao Campus I pelo Ginásio de Esportes e o final do Terminal de Ônibus do Campus II da Universidade Federal do Pará — istmo do nada a lugar nenhum.
Mais que isso...seria excentricidade de primeiro mundo diante, não só da adversidade climática, mas, do remanejamento dos moradores que, no início da década de 1990, invadiram o logradouro público fronteiriço ao perímetro terrestre da UFPA e áreas adjacentes, também de propriedade da União.
"Com dinheiro obra não pára!" — disse-nos um arquiteto e construtor —, mas não esteve à mão na hora certa para indenizar as famílias que compõem o caótico conglomerado residencial e comercial agregados à Universidade.
Se levarmos em consideração a comparação de dois videoclipes: o primeiro de imagens capturadas no dia 17 de novembro de 2008 e de hoje (12 de janeiro de 2009); com um segundo, feito em 13 de julho de 2007; certamente perceberemos um saldo positivo à urbanização daquele rincão em um ano e meio — ou dois, efetivamente, do “Governo Popular” petista.
O segundo vídeo está em baixa resolução porque, à época, não havia melhor na hospedagem do site Youtube.
As habitações desarranjadas que bloqueavam a percepção da existência do setor desportivo da UFPA (Campus IV?) desapareceram (todas) e ali se faz obras de escoamento, drenagem, terraplenagem, pavimentação, asfaltagem, novo Terminal de Ônibus (lado oposto) em estrutura de aço, uma segunda pista de rodagem e outra ponte sobre o Rio Tucunduba.
A Avenida Perimetral, do terminal de ônibus da UFPA à EMBRAPA, continua a mesma, com mão dupla, mas ganhou uma nova capa de asfalto — mais uniforme — e algum espaço, descontinuado, para acostamento; contudo, acreditar que ela vá de cabo a rabo em duas pistas de quatro vias com canteiro central seria um delírio — mesmo que esse planejamento seja imprescindível à circulação dos citadinos e viandantes, justificando cooperação e parcerias das três esferas executivas à Cidade. A parte mais crítica desse caminho, extremamente perigosa aos habiantes e passantes é entre o Terminal de Ônibus da UFPA e a passagem do linhão da Eletronorte (nos dois fluxos). Uma etapa supra-necessária do projeto que parece ir à gaveta, pois dependerá de um crescimento econômico imune à crises — o que é improvável, ou mesmo: irrealizável; como prevêem cartomantes e quiromantes do sistema financeiro — para garantir os haveres essenciais.
Se a Governadora Ana Júlia Carepa quer resultados positivos em seus feitos político-administrativos, a Perimetral não contará muito nos cálculos, está aquém do farol; menos iluminado ainda é o “videoteipe” (termo antigo esse, em?) de um delegado-geral: calamidade cívica.
Foram duas estiagens, restam mais duas e...fim dos 45' do quarto tempo da partida!
De qualquer forma “O Governo Popular recebe de braços abertos o Fórum Social Mundial”!
Somos obrigados a concordar em gênero, número e grau com o jornalista Augusto Barata, que, sobre outros episódios igualmente contraproducentes, em seu blog disse: “Um espetáculo digno da fictícia Sucupira, na qual reinava imperial Odorico Paraguaçu, o protótipo acabado de político inescrupuloso, que brotou da imaginação do teatrólogo Dias Gomes.”
E haja ribalta à atriz!

Youtube em alta qualidade: http://www.youtube.com/watch?v=6A4cjSWW9LE

Vídeo editado há pouco com imagens de novembro passado e hoje. Se visto no Youtube a partir do link acima, sua resolução terá qualidade bem superior a deste Blog.


Youtube em qualidade mediana: http://www.youtube.com/watch?v=2AqOf2CqtaY

Vídeo feito em julho de 2007. Se visto no Youtube há uma pequena melhora na qualidade das imagens. A filmagem é contínua e vai do portão "Bettina" à Copala; portanto, o espaço registrado no primeiro e mais recente, está contido neste.
BLOG HB
Série "UFPA 2007: Passeios casuais pelo campus do Guamá":
BLOG HB
Postscriptum em 14 de janeiro de 2009:
Algumas informações, necessárias ao entendimento mínimo, foram acrescidas ao texto originalmente postado acima, sem prejuízo ao conteúdo inicial. Notícias veiculadas nos mass media afirmaram que há recursos públicos gerenciados pelas três esferas do poder executivo: federal, estadual e municipal. Entendemos que o Governo Federal, através do PAC* — Plano de Aceleração do Crescimento —, tenha participação majoritária nesse investimento infra-estrutural. Do mesmo modo soubemos que houve atraso no repasse desses recursos, pejudicando a implementação de etapas planejadas.

*PAC: O Plano de Aceleração do Crescimento é a menina dos olhos do Presidente Lula e fará seu segundo anivesário no próximo dia 22 de janeiro. Seu maior problema é a rubrica "Restos a Pagar": recursos que somente são empenhados e sobre os quais não se tem a menor certeza de sua execução.

Obras do Terminal de Ônibus defrone ao Campus II da UFPA: infra-estrutura de transporte com dinheiro do PAC.

Construção da segunda ponte sobre o Tucunduba. Sem ela seria impossível duplicar a Avenida Perimetal no trecho que circunda a Universidade Federal do Pará.

(Publicado às 14:00)

2 comentários:

  1. Égua HB, 'videotape' foi demais... faltou uma gravação em K7... Artigo bom, pensante... Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Karlinha esse nosso profe ta veinho!!! e melancolico he he.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!