terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Blog: democracia e pluralidade virtuais.

Algumas pessoas olham atravessado à “febre” dos blogs. Dizem até que é “vaidade excessiva de 'pseudo-autores' que, na maioria das vezes, querem ‘aparecer’ no mundo virtual e, por conseguinte, no mundo real”.
Essa assertiva veio na opinião de um profissional de comunicação social — um jornalista acadêmico de uma universidade. Pode ter um fundo de verdade em alguns casos, mas, na maioria deles, não se aplica ao frisson e responsabilidade da era da mídia pessoal. O mercado de trabalho já exige essa “destreza 'blogática'” dos jovens que todos os dias procuram uma ocupação remunerada para melhor gerir suas vidas — fugindo da subordinação financeira aos pais, exercitando o que mais gostam.
A Folha de São Paulo, no dia 19 de janeiro de 2009, com colaboração de Marina Fuentes, publicou “Blogs obrigatórios”*. Nele a jornalista afirma que os blogs deixaram de ser meros diários e passaram a figurar como estratégia empresarial de marketing. A idéia do “Blog content” é aproveitar conteúdos já estabelecidos na Internet e correlacioná-los à venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa — esse é o mote da reportagem abaixo transcrita integralmente.
Construir um blog é tarefa banal: basta procurar no Google “como fazer um blog?” que você terá diversos sites e mesmo blogs mostrando as infalíveis receitas.
Um blog é bem mais fácil de criar que um site (a tradicional página ou homepage que carece da posse por meio de pagamento), contudo, não sabemos o futuro da Internet e, até quando, teremos essa útil ferramenta “de grátis” — afinal, todos estamos "fazendo filhos na barriga da mulher alheia".
Os blogs falam de tudo, não há limite ao uso desses canais contemporâneos de comunicação que podem veicular textos, fotografias, filmes, downloads, links, etc. Toda a sorte de inovações que a Rede Mundial de Computadores disponibiliza a cada dia para tornar a vida dos internautas mais agradável e sua interface mais corriqueira e dinâmica.
Se alguém se aventurar a editor e “linkar” em seu blog vários outros, ordenando-os por assunto, terá um jornal eletrônico sem nenhum esforço — a labuta é de quem pesquisa prazerosamente e publica seus achados.
Os sites de relacionamento perdem a força diante dos blogs: o Orkut, infestado por vírus e scraps maliciosos, sucumbirá à força dessas “páginas pessoais” que propiciam um certo “status” aos seus autores: blogueiros — não será um qualquer que manterá um site ou blog atualizados com conteúdo razoável e freqüência regular.
Remuneração justa ajuda muito, mas competência atrelada ao gozo particular ainda é a "via de regra".
Blog não é uma exclusividade dos jovens, é uma atividade para todas as idades e faz com que o conflito de gerações se arrefeça pelo conhecimento das opiniões distintas — é a convivência com a diversidade, com a pluralidade dos princípios dos outros.
São eles bons instrumentos didáticos que podem servir aos professores e alunos em qualquer tempo do processo ensino/aprendizagem. Há professores que ainda são avessos às investigações na Internet e preferem que a base de um estudo se dê na tradicional biblioteca. Caretice passageira: esses "conteúdos" dos livros são cada vez mais presentes, inclusive nos blogs; tanto por citação, quanto por digitalização da fonte. As pessoas querem trocar verdades — é tarefa boba separar o joio do trigo na Web, inclusive com o auxílio das velhas brochuras.
Abra imediatamente o seu blog: se não puder alçar carreira solo, associe-se ao seu netinho ou vovozinha!

Diversidade de conteúdo sob o prisma das diferentes gerações que postam em blogs:

Blog do Nikollas Ramos: especializado em Carros Antigos.

Blog do jornalista (e ex-governador do Pará) Hélio Gueiros, aos 83 anos.

Domínio de uma jovem estudante de jornalismo em Santo André/SP: Olhômetro: Blog de Ana Freitas.

"FOLHA DE SÃO PAULO – 19/01/2009
carreira
Blogs obrigatórios*
Empresas de comunicação passam a considerar os diários pessoais on-line um fator decisivo na hora de contratar tanto já formados quanto estagiários
MARINA FUENTES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Aquela ideia de que blogs são espaços democráticos onde cada um escreve o que bem entende está cada vez mais distante. As ferramentas de publicação não só são analisadas durante um processo de seleção para estágio ou trabalho como também são obrigatórias. Pelo menos quando se trata do mercado de comunicação, literatura e arte. Claudia Royo, 22, estudou jornalismo mas quer mesmo é trabalhar com moda. Ela participou de entrevistas para trabalhar em uma agência de conteúdo e foi surpreendida quando recebeu a ligação de volta. 'Você vai ter que criar um blog', disse a profissional que ia contratá-la. Claudia seria chamada como integrante de um projeto de 'blog content' (leia ao lado) para cobrir a São Paulo Fashion Week. Um dos patrocinadores do evento teria um site reunindo posts de vários blogueiros convidados que comentariam bastidores e desfiles — e receberiam por isso. Mesmo com o projeto não vingando — a empresa não ia mais patrocinar a SPFW —, Claudia resolveu continuar com a missão de criar um blog. 'Percebi como seria importante para conseguir outras oportunidades como essa', disse ela. E é verdade, já que o caso de Claudia foi exceção. Atualmente agências contatam cada vez mais estagiários através de seus blogs. Jeff Paiva, diretor de social media da Agência Click, explica por que a ferramenta é fundamental na contratação: 'Você já consegue avaliar o texto da pessoa, como ela desenvolve ideias, de quais temas ela gosta e como ela reage a algumas situações, como a críticas e a ataques nos comentários', conta ele, que diz que o blog é uma mistura de currículo com dinâmica de grupo. 'A pessoa mostra como realmente é.' Para Paula Guedes, coordenadora de conteúdo da agência de mídia interativa Garage, a existência de um blog ajuda na primeira triagem de candidatos a um estágio. 'Dá para avaliar se ele escreve bem e como transita no meio de que gosta. Além disso, blogueiros são pesquisadores de novas ferramentas.' Além de mostrar interesses, criatividade e um bom português, os blogs também revelam nomes que muitas vezes têm uma enorme popularidade na blogsfera. Foi assim com Lia Camargo, 25, que se formou em produção editorial e conseguiu vários trabalhos pelo seu blog (www.justlia.com.br). 'Criei há nove anos, para falar de assuntos de meninas, e ele começou a fazer bastante sucesso', conta. Mas Lia foi esperta na divulgação: criou páginas em todas as ferramentas de comunidades, todas com link para o blog. Em uma delas, a Game TV, criou um blog só de games. 'Os editores do site viram um blog customizado de uma menina falando sobre games e me chamaram para trabalhar lá. Fiquei um ano.'
Com um blog fazendo o papel de currículo e de experiência de trabalho, muita gente que nunca trabalhou oficialmente é considerada especialista. É o caso do gaúcho Julio Câmara, 15, que há dois anos criou um blog de variedades que, aos poucos, foi se especializando em tecnologia. Quando viu que tinha muitos leitores, resolveu criar o TecnoZilla (http://tecnozilla.info). 'Minha idéia nem era transformar o blog em trabalho, mas sou fissurado em tecnologia e fui ganhando fama na blogsfera, era chamado para podcasts, mencionado em outros blogs...' O TecnoZilla chamou a atenção de agências. Mas, quando foi chamado para cobrir uma feira de tecnologia, Julio bateu de frente com uma dificuldade: a idade. 'Não poderiam contratar menor de 18 anos', lamenta ele, que agora é blogueiro da Insite (blog.insite.com.br), no qual dá dicas para criar blogs. Ainda mais novo, Gabriel Naressi, 12, criou no ano passado o blog de humor mundotosco.com.br. 'Como o acesso estava aumentando muito, comprei um domínio, fiz um template e parcerias com outros sites para troca de banners', conta. Recentemente, Gabriel foi incluído por uma agencia em uma lista de blogueiros com potencial para escrever publieditoriais (textos pagos sobre uma marca ou um produto específico) em seu blog. Ainda não foi escalado, mas sabe do potencial que tem: 'Dá para viver disso', espera.
Entenda o que significa 'blog content'
Para entender melhor por que uma empresa pagaria pelo conteúdo de um blog pessoal, vale dizer que o principal motivo é que é um ótimo negócio. Imagine o seguinte: você tem um blog sobre um assunto que ama, como carros, e pesquisa e escreve com frequência sobre o tema. Além disso, tem uma vasta rede de contatos que lotam seus comentários, é mencionado em outros blogs e participa ativamente de comunidades. Pronto, você é popular e já tem um 'ramo' na blogsfera. Agora, se uma montadora quer fazer um blog para se aproximar do consumidor final, ela pode contratar uma agência, que vai contratar um jornalista especializado e, depois, vai divulgar o site para que ele tenha visibilidade. Que pode dar certo, ou não. Mas, se o seu blog já tem leitores cativos, basta que eles te chamem, você põe um link no seu blog no estilo 'mudei de endereço e agora estou escrevendo no site tal' e está feito. Isso é chamado 'blog content' e já existem até pessoas cuidando especificamente disso dentro de agências. Sim, porque é muito vantajoso: a empresa que quer fazer a ação e a agência já sabem como é o seu texto, que seu blog já tem leitores, que você tem moral na web e que já tem material para saber se quer associar a marca a você. Além de evitar surpresas, contratar blogueiros é opção econômica. Como a maioria escreve sobre uma paixão, quando surge alguém querendo pagar pelos textos que já seriam publicados, qualquer valor parece vantajoso. Muitas vezes escrever para uma empresa significa ter novas regras, como não criticar ninguém e não falar sobre sexo, por exemplo. Por isso pense bem se a grana vale sua liberdade perdida. (MF)" (Recorte de Stella Pessôa. enviado por e-mail)

TecnoZilla criado por um "garoto" fissurado em tecnologia, hoje ele também ensina como criar blogs.

4 comentários:

  1. Tudo isso que escreves todo mundo sabe mané...te atualiza vai pro evento anual de blogueiros ,"CAMPUS PARTY " .Teu blog é fraco muito fraco.

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  2. Mesmo sendo "fraco muito fraco" não tiras o olho dele, né, Zé-Mané?
    Alguma coisa aprendes por aqui para levar ao Campus Party, como se idéia tua assim o fosse. Volta sempre, nós te amamos!

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  3. Porra Baleixe:
    Esquece esse traste inútil que vive te perseguindo com comentários agressivos. O teu blog está muito bom e, se há problemas, são na falta de regularidade das postagens. As vezes o visito e não há atualizações. Mas, quando há, me deleito, principalmente com as coisas antigas de Belém. Eu estou angariando algumas fotos para te mandar, tem algumas em péssimo estado, mas sei que as recuperarás.
    Na hora de moderar esse otário de carteirinha, o deleta, ele suja a imagem dos blogueiros. Vai ver que nem blog esse égua tem.
    Parabéns meu amigo!

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  4. KKK DISSE... caracas velho tu responde pra ti mesmo.deixa prá lá!!.

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