sábado, 20 de março de 2010

Em franco abandono:

Prédio que no passado abrigou o Curso de Arquitetura e o SAM — Serviço de Atividades Musicais — da UFPA encontra-se em pleno desleixo.

Imagens do amplo espaço situado na José Bonifácio entre Conselheiro e Gentil com áreas constuídas desabando e livres tomadas pelo mato — salvo a esplendorosa sapotilheira carregada de apetitosos frutos.

Vídeo de registro da parte dos fundos.

Integrantes da equipe que pesquisa a memória do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA fazem levantamentos imagéticos preliminares de locais por onde o mesmo passou antes de chegar ao Ateliê, no Campus do Guamá — essa prévia dará subsídios à escolha de  métodos e equipamentos aos registros finais que farão parte da publicação.
O antigo prédio localizado na José Bonifácio sediou o Curso depois que esse saiu do Chalé de Ferro, originalmente montado na Almirante Barroso, antes que a Arquitetura se instalasse completa e definitivamente no Campus Universitário.
Em visita casual feita hoje cedo observou-se que o extenso local, não sabido se efetivamente integra o patrimônio da UFPA, é vigiado somente à noite pela mesma segurança que atua no Campus — um impedimento ao planejamento da ação fotográfica diurna.
Vê-se também que antes da completa desabitação as edificações passaram por manutenção e pintura, mas nada ali funciona, está lacrado; o que é esquisito.
Houve descolamento de parte do reboco da laje do telhado no alpendre principal; esse revestimento deverá ir ao chão por inteiro, mas nada assustador, desde que ninguém espere sentado.
Percebe-se também, pelas linhas de construção, que uma clinica vizinha, separada por muro, fez parte, um dia, desse complexo.
Como o tempo foi exíguo, responderemos essas questões em postagem futura, AGUARDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!