segunda-feira, 29 de março de 2010

Divulgação — "Mostra Fotográfica ABERTURA":


"Em imagens, uma constelação de Brasis
Exposição será aberta no dia 30 de março no MUFPA, com trabalhos de 27 artistas brasileiros

Será aberta nesta terça, 30 de março, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com os trabalhos dos 25 artistas selecionados pelo concurso, que estreia sob o tema ‘Brasil Brasis’. As obras permanecem em exposição até o dia 30 de abril, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), em Belém.
São 55 trabalhos que convidam a um grande passeio pela arte contemporânea brasileira, os novos caminhos, apostas, suas possíveis direções. Entre os selecionados, quatro vídeos, cinco instalações que articulam foto, objeto e vídeo; além de uma série de três pinturas. Se a proposta do prêmio era pensar o Brasil em toda sua complexidade, nada como louvar a linguagem fotográfica a partir de sua diversidade poética.
Além da grande mostra, o projeto, que tem curadoria geral assinada pelo fotógrafo Mariano Klautau Filho, possibilita a formação dos artistas por meio de ciclo de palestras, oficinas, encontros com artistas e atividades de arte-educação, em uma programação inteiramente gratuita que segue até o final do mês de abril.
A comissão de seleção do prêmio foi formada pelos artistas Cláudia Leão, fotógrafa, pesquisadora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Eder Chiodetto, jornalista, fotógrafo, curador independente, crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo e mestre em Comunicação e Artes pela USP; e Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto, fotógrafo, pesquisador, consultor da Associação Fotoativa e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Além dos artistas selecionados, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia homenageia os fotógrafos paraenses Dirceu Maués e Cláudia Leão, que participam do salão como artistas convidados. Dirceu expõe a vídeo-instalação ‘De Outeiro a Berlim’ e Cláudia exibe trabalhos das séries ‘O rosto e os outros’ e ‘Protocolo de infinitas imagens cotidianas’, esta última mostrada em Quito, no Equador, e ainda inédita em Belém.

CONFIRA OS ARTISTAS SELECIONADOS:
Premiados
Prêmio Diário Contemporâneo: Coletivo Parênteses (SP)
Prêmio Brasil Brasis: Octávio Cardoso (PA)
Prêmio Diário do Pará: Paulo Wagner Oliveira (PA)
Menção Honrosa
Felipe Nunes Pamplona (PA)
Flávio Cardoso de Araújo (PA)
Walda Marques (PA)
Gina Dinucci (SP)
Selecionados
Carlos Alexandre Dodoorian (São Paulo)
Alberto Bitar (PA)
Yuki Hori (SP)
Eliezer Souza Carvalho ( PA)
Mateus Sá Leitão de Castro Soares (PE)
Felipe Pereira Barros (SP)
José Eduardo Nogueira Diniz (RJ)
Eurico de Alencar Filho (PA)
João Alberto Menna Barreto Moura Jr (RS)
Celso de oliveira Silva (CE)
Pedro Motta (MG)
Kenji Arimura (SP)
Grupo UMCERTOOLHAR (SP)
Rodrigo Torres dos Santos (RJ)
Flavya Mutran (PA)
Haroldo Bezerra Saboia Filho (CE)
Sofia Dellatorre Borges (SP)
Flávio Damm (RJ)

SERVIÇO
Lançamento da Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, dia 30 de março, às 19h, no Museu da UFPA (av. Governador José Malcher, 1192).
Informações: (91) 3224-0871/ (91) 8421-5066 e no site http://www.premiodiariodefotografia.com.br/.
Realização: Diário do Pará – RBA.
Apoio: Vale."
(Conteúdo do e-mail enviado por Amanda Aguiar, também publicado no Blog Prêmio Diário Fotografia.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!