segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Em defesa da obra de Osmar Pinheiro Júnior 03:

Neste final de samana resolvemos observar a execução do polêmico painel situado no canto da Boulevard Castilhos França com a Avenida Portugal — esquina sem edificação defronte ao mercado de ferro do Ver-o-peso.
Naquele local, no ano de 1985, fora implementado um outro mural, projetado pelo arquiteto e artista plástico paraense Osmar Pinheiro de Souza Júnior, já falecido.
Aquela obra era integrante da revitalização do complexo do Ver-o-peso de vinte e cinco anos passados.
O Hangar, administrado por uma Organização Social — OS — estritamente ligada ao Governo do Estado e seu partido político majoritário, o PT — Partido dos Trabalhadores —, "presenteou" a cidade de Belém com um painel do grafiteiro paulistano Eduardo Kobra; entretanto, sem consultar previamente profissionais especialistas no assunto e a classe artística, concluiu que o melhor local para a obra seria exatamente o espaço já ocupado pelo trabalho de Osmar Pinheiro Júnior — deteriorado pelo absoluto abandono de 25 anos.
O Blog HB posiciona-se CONTRÁRIO à atitude de DESRESPEITO à memória de um artista plástico de projeção nacional e internacional que conquistou bagagem inquestionável à autoria do primeiro painel, sobreposto pelo atual.

Fotos: HB.
Conjunto de 06 imagens (ampliáveis) capturadas às 17:00h de sábado, dia 30 de janeiro de 2010, que mostram as atividades de feitura do painel pelos integrantes do Studio Kobra.
Ao contrário do que imagináramos, todo o processo é artesanal, sem a utilização de recursos computacionais; o aerógrafo é o substitutivo do spray e a principal ferramenta da confecção.
A primeira imagem mostra o "operário" e sua referência: uma "página" do álbum Belém da Saudade editado por Paulo Chaves Fernandes — uma demonstração de extremo carinho ao Secretário de Cultura dos governos Almir Gabriel e Simão Jatene que fez o Hangar (Xodó da Vovó).

Fotos: Bárbara Baleixe.
Três fotografias (ampliáveis) tiradas no domingo, dia 31 de janeiro de 2010, ao meio-dia.
Apesar da ingrata iluminação percebe-se a ilusão ótica causada pela perspectiva e tenacidade das cores.
Ou seja: ficará "du" caralho! 

Filmagem em 360° do entorno do painel.

Artista é que nem puta: quer ganhar um troco e, se possível, gozar horrores.
Mais parecido com puta fica ainda quando se mete no bordel, em más companhias. 
Em hipótese alguma malharíamos o Eduardo Kobra, seu trabalho é de qualidade e personalidade: PROFISSIONAL.
É realista sem cair no clichê da reprodução fotográfica; tem tempero, é palatável.
Impossível uma reversão porque os garotos do Studio Kobra conquistaram o entorno com suas habilidades: MÁGICA para os leigos!
Até o Osmarzinho apreciaria; não em cima do trabalho dele, claro!
A pintura do painel é um espetáculo à parte no Ver-o-peso; na verdade, tudo que lá fizerem será bem-vindo, carência pior só na parte baixa de Porto Príncipe.
O Kobra e sua turma renderiam muito em Belém, o que não falta é espaço para arte pública que faça o entorno se envergonhar de existir feio.
Poderiam eles participar de ações educativas ensinando um ofício aos pichadores de parca criatividade que, imbecis, se arriscam por nada e ainda gastam dinheiro com tinta.
Por mais que o resultado fique esplendoroso, nada e em tempo algum justificaria a PUTA SACANAGEM que fizeram com o Osmarzinho!
Alguém tem que ser responsabilizado e execrado; para tando, viúva e filhos do artista paraense se mobilizam!
Enquanto isso que conviva tal mentecapto com o dia a dia da ASSOMBRAÇÃO!
POLÍTICA é arte, mas ARTE não é política!
ARTE é ARTE: é a PUTA QUE PARIU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!