sexta-feira, 12 de junho de 2009

Equívoco do Blog HB sobre o "AP Assembléia Paraense Memórias 1915 a 1992" de Mário Dias Teixeira.

Cometemos um erro na postagem do dia 10 de junho de 2009 intitulada Fototeca AP — Casa Bangú: desfile de 1955 no Palace Teatro do Grande Hotel.
Lá dissemos: "O panfleto (ou folder) e a foto do desfile da Casa Bangu, realizado em 1955 no Palace Teatro do Grande Hotel, além de nos 'transportar' ao local e época, de algum modo tem relação com o clube, já que no livro 'AP Assembléia Paraense Memórias 1915 a 1992', seu autor, Mário Dias Teixeira, refere-se ao evento como 'um dos mais importantes' — lacuna encontrada na obra que é a maior referência à catalogação."
A bibliotecária que organiza o acervo da Assembléia Paraense, Regina Vitória Fonseca, nos corrigiu por e-mail enviando duas fotografias complementares já legendadas (em itálico) que eliminam qualquer "lacuna" na obra de Mário Dias Teixeira:



"Cine-Teatro Palace (Palace Teatro) magnífica casa de espetáculos, parte do complexo do GRANDE HOTEL, foi palco de algumas festas da AP, destacando-se o 'Baile das Flores', de 1953, celebrado pela beleza que marcou o evento. Aí também foi realizado o concurso de Miss Bangú [...]" (Teixeira, Mário. AP Memórias 1915-1992, p. 113).
Comentário: "Na foto que ilustra esta informação vêem-se os camarotes e frizas onde se acomodavam as famílias, bem como informa-se que, sobre a platéia, armava-se o tablado para as danças." (Ibdem, p.112).



DESFILE BANGÚ
"Promoção da Fábrica de Tecidos Bangú, do Rio de Janeiro, em conexão com a Assembléia Paraense, realizaram-se em 1955 e 1958, na AP, duas grandes festas em que se mostrou o 'Desfile Bangú'." (Ibdem, p. 332).
O desfile foi no dia 10 de dezembro de 1955, no Palace Teatro. Venceu a jovem da foto, Beatriz Maués Neves, Elegante Bangú da AP, mas renunciou ao Título. Iria representar o Pará no desfile Nacional de Miss Bangú em 1956, no Rio.


Detalhe da fotografia que ilustra o post Fototeca AP — Casa Bangú: desfile de 1955 no Palace Teatro do Grande Hotel., não notamos que nela aparece a representante da Assembléia Paraense, por isso utilizamos o termo "lacuna". Há coerência absoluta na ilustração do livro de Mário Dias Teixeira. Nossa desatenção causou um erro de interpretação. Pedimos desculpas à memória do autor e aos leitores, pois fizemos uma consulta dinâmica ao exemplar do clube e não o tivemos à disposição para um frequente manuseio — o que obviamente não justifica nem minimiza nossa estupidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!