Segundo a jornalista especialista em etiqueta, Claudia Matarazzo, o “Passeio Completo — para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas. As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.”
O Cerimonial da UFPA utilizou o DIVULGA — canal de comunicação por correio eletrônico da Universidade — para propalar o CONVITE VIRTUAL e ratificar o uso da indumentária. Contudo, em outro e-mail, “solicita que seja desconsiderada a exigência”.
Os registros fotográficos da via crucis inaugurativa que o Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy é levado a tiracolo, não nos dão a impressão de que ele ligue para essas frescuras. De qualquer modo, se a "exigência" fosse tomada ao pé da letra, teríamos "meia duzia de três ou quatro" — frase atribuída ao ícone do colunismo social brasileiro: Ibrahim Sued — presentes no auditório Benedito Nunes do Hangarzinho; platéia elitista, mas muito rala para o show do transmissor, com início previsto para 10:00h do vizinho 03 de julho. Blog HB Foto: Alexandre Moraes (retirada do Portal da UFPA).
E-mails do Cerimonial da UFPA no DIVULGA: o primeiro quisera que "TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA" usasse paletó e gravata na solenidade de transmissão — ato falho ou piada com o perfil sócio-econômico do público alvo? —, mancada "corrigida" na comunicação subseqüente.
CRUELDADE!
ResponderExcluirEsse convite parece uma prateleira velha lá da Química com uma pirografia do brasão da UFPA.
ResponderExcluirReconheci pelo empenamento!
Isto sim é que é SACANAGEM!
E o pior é que é uma "talba" mesmo e mal serrada e empenada. Parece um pedaço de compensado usado em formas de concreto. Símbolo das muitas construções que marcaram a exelente gestão do professor Alex Fiúza.
ResponderExcluirE se o Manezchy aceita ir à tiracolo, o problema é dele, o que prova sua inferioridade e puxa-saquice.
Alô Alô das 07:11 TIRACOLO é substantivo masculino, portanto, não há crase. Caiu o trema (também S.M.), para desgraça da pronúncia, mas a crase permanece de pé, nos mesmos velhos casos de sempre.
ResponderExcluirEssa discussão é estéril e pouco importa que traje reze no "convite virtual". Quem impedirá que os estudantes entrem de bermuda e sandálias de dedo? Qualquer cerimonial sucumbe às forças estudantis. Se o Alex quiser dar espetáculo, que dê, é lucro nosso. A administração do Maneschy só começará efetivamente após a interseção, com a comemoração prevista no Vadião.
Que ele apague da memória essa parceria nas inaugurações dos outros, com cara de quem comeu e não gostou.
A bagagem política do reitor só surgirá após um ano de gestão (e se boa, claro!). Alex foi galgando sua bagagem à sombra do Nilson Pinto, mas por causa da impáfia perdeu tal apoio no último pleito: esqueceu-se que os reitores anteriores fizeram muito pela UFPA e não tiveram uma torneira aberta como a do LULA, que o enxaguou.
Saudações tricolores: PAPÃO!
Ei Harold deleta esses comentários. Manda esses anônimos se batizarem. Covardes não merecem ser lidos, ouvidos, ou viver.
ResponderExcluir