segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jaime Bibas e os ônibus-zepelins de Belém do Pará.

Olá Haroldo; visitei o teu blog e vi, lá, duas fotos dos "zepelins" (com um só "p") de Belém. Eu andei neles...Um barato!
Rodaram por aqui na década dos anos de 1950. A foto em que também se vê uma "carrocinha de leite" foi tirada na Gov. José Malcher (ex-São Jerônimo), esquina da ex-22 de Junho, hoje Alcindo Cacela. A casa de dois pavimentos ao fundo era a do casal Pedro e Zita Moura Palha, pais do Armando e tios da Fafá de Belém. A seguir, mais duas outras, que tirei do livro CIDADE TRANSITIVA do Armando Mendes (creditadas ao acervo do Carlos Roque).
Sobre os "zepelins" ele lembra no livro:
Blog HB
"Os nossos dirigíveis foram, na verdade, criação da Viação Sul Americana, de propriedade do contador do Banco Ultramarino Clóvis Ferreira Jorge & sócios. E eram construídos na São Jorge de Ribamar Ltda., igualmente de sua propriedade. Tinham carroceria de madeira, ferro e flandres, pintados externamente na cor alumínio. O interior era em couro, alcochoado. Em vez de cobradores, eram tripulados por 'aeromoças'. No início dos anos 60 foram vendidos para Manaus e São Luiz. Antes disso, porém, inspiraram ainda uma marchinha carnavalesca assinada pelo Prof. Clodomir Colino: 'Mamãe eu quero, quero / andar de zepelim, / com tanta mulher boa / dando sopa, está pra mim'."

Foto ampliável com clique!

A primeira foto que está no teu blog, na qual o "zepelin" aparece no Largo de São Braz, indica na lateral, "Viação Triunfo" o que me faz pensar se existiam duas empresas de "zepelins". As janelas do Triunfo são, também, diferentes (será que estavam fechadas na foto?). Não lembro... Só especulo.
Abraço.
[jb]*

*Jaime Bibas.


Tese Bibânica: são modelos diferentes ou as janelas estariam apenas fechadas por causa da chuva.

Se bem analisarmos as fotografias, não perceberemos diferenças no design dos "zepelins" das duas viações.

Complementação de postagem em 27 de dezembro de 2008:

A foto, retirada do Blog Carros Antigos (http://carrosantigos.wordpress.com/2008/12/20/viacao-triunfo-belem-do-para-1957/), parece confirmar que tais coletivos foram parar, pelo menos, em São Luiz: este "zepelin" nos parece bastante avariado — quase uma sucata.

8 comentários:

  1. Eu andei abessa nesses zepelins. Saiam da João Diogo, defronte dos Bombeiros. Eu morava na casa da 16 que hoje é algo como Defensoria Publica ou coisa parecida.
    Dia de domingo ia para a Igreja Presbiteriana, situada na ex Av. Independencia, com irmãos e primas.
    O chofer se vestia todo de branco. Esperavamos ansiosas na saida da Igreja para pega-lo na volta também. Todos orgulhosos, fingiamos estar num avião.
    Que bom que meu irmão teve a ideia de salvar essa memória.
    Abs
    Dulce Rosa Rocque

    ResponderExcluir
  2. Podes me mandar essas fotos do acervo do Carlos meu irmão?
    Gostaria de coloca-las no blog da Associação Cidade Velha Cidade Viva.
    Obrigada
    Abraços
    Dulce Rosa Rocque

    ResponderExcluir
  3. Cara Rosa Rocque:
    Você pode, com um clique, ampliar a imagem desejada e solicitar, com o botão direito do mouse, "salvar imagem como...".
    Caso isso não dê certo, informe o seu e-mail que teremos o prazer de enviá-la a você.
    HB.

    ResponderExcluir
  4. Olá Haroldo...muito bom ver essas fotos.As darei de presente ao meu pai. A Viação Triunfo era do meu avô e meu pai mesmo dirigiu esses ônibus. Muito bom bom ver esse momento fazer parte da História dessa cidade linda. Se eu poder ajudar em alguma coisa: lorenavogabrahao@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma foto dessas aqui em casa, com esses modelos da Viação Sul Americana, descobri o nome da empresa por causa das janelas. A foto pertencia a minha mãe que me contou muitas histórias tendo em vista que seu pai Abelard da Silva Nunes, falecido em 1972, foi Sócio do Sr. Clovis Jorge, donos de uma das empresas de Zepellins em Belém.

    ResponderExcluir
  6. Andei muito nesses ônibus, na minha infância. Pena que não tenham preservado nenhum deles em algum museu para ser mostrado aos nossos descendentes. Belém, cidade sem memória...

    ResponderExcluir
  7. Passado tanto tempo descubro estas preciosas fotos. Meu pai, Antonio Ferreira Jorge (ainda vivo com seus 95 anos) é primo de Clóvis Ferreira Jorge, já falecido. Ainda hoje falamos sobre muitas coisas dessa época distante em que meu pai também trabalhou com um desses Zepellin. Guardarei religiosamente estas fotos. Muito obrigado. Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Ao fim de tantos anos encontro esta verdadeira relíquia. Meu pai, Antonio Ferreira Jorge (ainda vivo e com 95 anos) é primo de Clóvis Ferreira Jorge, já falecido. De vez em quando falamos sobre muitas coisas dessa época e inevitavelmente os Zepellin são também tema de conversa já que meu pai também trabalhou em um deles. Guadarei religiosamente estas fotos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!