terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UFPA: mais uma vez: CAÇAMBA*!

Chegou ao fim o calvário de Carlos Maneschy?
Todos acreditamos que sim, pois ao término da reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará, o presidente do CONSUN, professor doutor Alex Bolonha Fiúza de Mello, apertou-lhe a mão e o proclamou reitor eleito e, até que enfim, esta notícia consta do Portal da UFPA:
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2665.
Tentaremos resumir os destaques das exatas sete horas de reunião do Conselho Universitário:
A reunião é aberta pelo reitor, presidente do CONSUN, Alex Bolonha Fiúza de Mello, que distribui e lê uma carta que dentre outras insignificâncias fala de uma campanha difamatória contra ele na mídia, inclusive nos nossos miseráveis blogs. Essa parte, para tristeza do vaidoso Alex, não é transmitida pela Web. Leiam a magnífica missiva em:
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2664
O advogado da chapa derrotada (Regina/Licurgo) que interpôs recurso para recontagem de votos faz suas explanações na tribuna. A galera do direito, com especial destaque à gloriosa aula da professora Marlene Rodrigues Freitas, demole os frágeis argumentos desse expediente.
O professor doutor Afonso Medeiros, em defesa de sua chapa, achincalha a Comissão Eleitoral — ápice da reunião e fato fundamental à derrocada da manobra golpista do reitor.
O professor Petrus Alcantara Júnior, presidente da Comissão Eleitoral, faz-se rocha e nega, a partir de comprovações, qualquer deslize que justificasse a recontagem dos votos — uma questão de honra tanto para ele quanto para os membros desta e o próprio Conselho.
Antes dos encaminhamentos os ouvintes e os conselheiros impedidos retiram-se da sala de reunião dos Conselhos Superiores.
Apesar do reitor Alex fazer malabarismos com a sociologia e o direito chega-se à determinação de que se votará como reza a pauta: 1)Homologação do resultado das urnas; e 2)Recurso.
O CONSUN com inicialmente 45 votos — porque a estes se somam, para surpresa do reitor, dois votos da mesa: dos seus pró-reitores Roberto Dall'Agnol e Sinfrônio Brito Moraes — homologa o resultado do pleito aferido pela Comissão Eleitoral.
A segunda votação, que trata do acatamento do recurso da chapa Regina/Licurgo, obtém 30 votos.
Quatro conselheiros se abstêm de votar — incluindo o professor Petrus Alcantara Júnior, presidente da Comissão Eleitoral.
Resultado final: 47 x 30.
Carlos Edilson de Almeida Maneschy é anunciado publicamente, pelo presidente do CONSUN, o novo reitor da Universidade Federal do Pará.
A mixórdia, gerada pela diferença de 29 votos dos técnico-administrativos, foi resolvida no CONSUN pelos votos dos conselheiros, assim distribuídos em porcentagem: 58,024% pró Resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica; 37,037% pró Recurso e 4,938% de abstenções.
As figuras de sumo relevo na espetacular reunião do CONSUN:
1º)A professora Marlene Rodrigues Freitas pelo conhecimento do Direito e oratória;
2º)O professor Petrus Agrippino de Alcantara Junior pelo comportamento indiscutivelmente probo na presidência da Comissão Eleitoral; e
3º)O professor DOUTOR José Afonso Medeiros Souza pelas asneiras que proferiu à Comissão Eleitoral provocando a ira da maioria dos conselheiros.
Maiores detalhes dessa reunião do CONSUN no Blog do Barata:
http://novoblogdobarata.blogspot.com/.
Nesse periódico virtual, o jornalista Augusto Barata postou, a partir da transmissão online, suas impressões do encontro da cúpula da UFPA.
PS.: A reunião do CONSUN realizou-se ontem, dia 22 de dezembro, segunda-feira, de 09 às 16 horas. Só postamos agora porque passeamos de CAÇAMBA madrugada a dentro!

*CAÇAMBA: pelas razões justas essa basculante tornou-se símbolo no Comité Maneschy.

3 comentários:

  1. Meu amigo, que texto, que síntese!
    Parabéns pela cobertura a essa verdadeira PUNHETA que o magnífico tocou!
    Que nunca mais isso ocorra na UFPA.

    ResponderExcluir
  2. Passageira da caçamba disse:
    Querido Baleixe, você é um barato e foi um passageiro especial e valoroso nesta caçamba.
    Tenha um Natal maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos Picanço:
    Li um anônimo no blog do Barata que disse que a professora Ana Luiza Leal proferiu a célebre frase:
    "O Afonso Medeiros é o rei Midas às avessas: onde ele põe as mãos, dá-se a merda!"
    Que coisa profética, em?

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!