sexta-feira, 23 de abril de 2010

A coletiva reprogramação da ARQUITETURA na UFPA:

Concepção original: DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO por Daniel Campbell.

Prévia da nova logo da FAU reordenada democraticamente pelos conselheiros.

Prévia da nova logo e o significado da sigla FAU por extenso.

Em uma semana de discussões por e-mail o Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará reordenou a logomarca do antigo DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO, criada pelo professor José Daniel Portugal Campbell Penna em 1999, quando chefe do DAU, extinto regimentalmente em 2006.
Campbell faleceu no ano de 2002, aos 51 anos, vítima de uma parada cardíaca em consequêcia de cirurgia repadora no tórax.
O único arquivo deixado por Daniel mostra a marca em efeito relevo provavelmente trabalhada no seu iMac com o objetivo de adornar o site por ele construído à época, hoje indisponível, do curso de arquitetura da Federal na WEB.
A referência de Daniel Campbell: LUCA BARTOLOMEO DE PACIOLI, monge franciscano autor de DE DIVINA PROPORTIONE, nascido em Sansepulcro em 1445 e morto em 1517.
A nova diagramação que substitui o D pelo F em logo para FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO homenageia Campbell pelo uso da mesma fonte por ele escolhida e digitalizada a partir de imagens dos caracteres construídos em grades geométricas pelo matemático Luca Pacioli, um tratadista da Renascença italiana.
A fonte PACIOLI-REGULAR foi desenvolvida pelo designer gráfico estadunidense Matthew Aaron Desmond somente em 2007; 8 anos após a criação de CAMPBELL e cinco de sua morte.
As imagens acima são uma prévia dos últimos ajustes da nova logomarca da FAU/ITEC/UFPA que aguarda a aquisição das letras vetorizadas por Matt Desmond à sua MADType.
Um contrasenso a UFPA pagar por PACIOLI; já que CAMPBELL foi pioneiro na vetorização dos estudos do toscano sobre as versais romanas.
O minneapolitan Desmond levará essa grana porque os originais de Daniel Campbell estão perdidos nalgum canto.
Uma boa briga para o SETOR DE PROPRIEDADE INTELECTUAL da instituição.

2 comentários:

  1. mas... o original de Campbell contemplava todos os caracteres? ao menos do alfabeto? Ou era só referente ao logotipo?

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!