sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um pitéu visual do CARROS ANTIGOS:


A foto de hoje é 'a' foto.
Esta foto veio do mesmo livro de onde digitalizei aquela outra, da rua da Assembléia, que está aqui neste link.
Este livro não é sobre automóveis, mas sobre o Rio de Janeiro de antigamente, registrado em fotos no período de 1930 a 1960. E esta foto, por sua vez, é a mais linda que conheço, entre todas as do Rio antigo. Pela cena de praia, pelo sol, pelas pessoas, pela paisagem, pelos automóveis.
O clique foi dado da pedra do Arpoador, com o Corcovado e o Redentor, ao fundo. Em primeiro plano, putz!, a Ipanema de Tom e Vinícius, que na hora desta foto bem que podiam estar ali por perto, tomando uns uísques e escrevendo a história da música brasileira. Enfim, não existe foto no mundo como esta, pelo mesmo motivo que não existe cidade como o Rio de Janeiro, principalmente nos idos de 1950 e 60.
Esta foto é um presente pra você que não a conhecia. Se quiser, imprima e guarde. Mas também é uma pequena homenagem a esta cidade que, após 50 anos de abandono e desleixo, parece que finalmente começa a caminhar para a reconstrução de sua auto estima e dignidade. Veremos.
Mas aqui o que importa é a foto. E a foto é magistral. Em que outra foto – falando só do meu pirão – se pode ver um Ford 1949 e, mais ao fundo, um lindo 1951? E lá atrás, mais dois? E ainda mais com este lindo Cadillac, conversível e de portas abertas, num dia de sol? Onde mais, senhores?
Não me ufano da minha cidade, mesmo por que sou de Niterói, mas que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa e belíssima, é.
Por favor, me ajudem a identificar os carros. Se não der, tudo bem, tome umas cervejas admirando a paisagem desta janela para o passado e está tudo certo!
Feliz Natal.

"
(Imagem de altíssima qualidade: ampliável!)
Publicado no Blog dos Carros Antigos de Nikollas Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!