sexta-feira, 1 de maio de 2009

FAU-UFPA: registro de atividades do Laboratório de Modelos.

O videoclipe postado no Youtube registra parte das atividades desenvolvidas na disciplina Representação e Expressão III do Laboratório de Modelos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará neste período letivo.
O cenário dos experimentos é a obra do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável que abrigará o programa de pós-graduação do ITEC — estima-se sua conclusão para 2011.
Os alunos do terceiro semestre constroem modelos de figura humana que servirão à percepção volumétrica e à representação bidimensional — na linguagem plástica do desenho e da pintura — utilizando sobras de materiais daquela obra — ou de sucatas encontradas no Campus Universitário do Guamá — associados à indumentária, temática ou não.
A finalidade do trabalho centra-se no entendimento prático da escala real e sua representação em suportes alternativos, valorizando composições que equilibrem os elementos geométricos da construção e os organismos vivos distintos que a habitarão.
A ausência da alvenaria propicia um “raio X” do prédio, o que oportuniza a percepção espacial dos vãos ainda nus, desvelando perspectivas “abertas” às abstrações em circunstâncias concretas — tridimensionais e arquiteturais.
A variedade dos materiais empregados na construção civil — de características peculiares em especial na textura visual e tátil — abre um leque de possibilidades técnicas que vão ao encontro da representação e expressão das concepções dos pretensos arquitetos. O movimento do canteiro-de-obras, além de motivar a execução das proposições, favorece as relações interpessoais e o aprendizado intermediado pelos profissionais da área de interesse desses estudantes.

O engenheiro civil Haroldo Pedreira e o mestre-de-obras Antonio Fernandes; ambos da construtora HP, responsável por essa fase da edificação; têm colaborado com a turma que utiliza, para os “trabalhos limpos”, a mesa — habitualmente improvisada — destinada às refeições dos operários.
Não é sempre que se tem uma obra “dentro de casa” e a chance de aprender a solucionar problemas inesperados, ou: entender a significação do que seja “dar o safo”.
Atitudes laboratoriais semelhantes — que interligam linguagens — foram tomadas junto à engenharia mecânica no 2º semestre de 1998:
Memória de 1999: Exercícios de Desenho e DesignArquitetura e Urbanismo UFPA.



http://www.youtube.com/watch?v=YhQfC3J8-Lg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!