sábado, 25 de abril de 2009

Folha do Norte: o hilário relato do "hontem".

Digitalizando um exemplar do jornal FOLHA DO NORTE, de 01 de setembro de 1923, observamos algumas hilárias curiosidades nesses fragmentos contínuos da página 02 (ampliáveis para leitura):



Esse material, de propriedade privada, encontra-se bastante deteriorado, não permitindo uma manipulação mais ousada à melhor digitalização. Por esse motivo fragmentamos o filete vertical esquerdo de 1/3 da segunda página do periódico belenense/paraense.
Nas hemerotecas públicas é possível encontrar jornais antigos, fonte primária às pesquisas acadêmicas e congêneres, todavia, acessá-los, por diversos motivos, não é tarefa fácil. Esperamos que em um futuro não muito distante o passado do mundo esteja disponível na Web em forma de arquivo público — uma empreitada que propiciaria trabalho digno e cultura aos jovens do planeta.

O curioso nos "recortes" é que a coluna "Na polícia e nas ruas" era subseqüente à "Estabelecimentos de ensino" — um patrulhamento republicano-provinciano à causa e ao efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!