sábado, 25 de abril de 2009

Belém do Pará: acervo fotográfico do IMS.

O IMS — Instituto Moreira Sales: http://ims.uol.com.br/ims/ — possui um acervo fotográfico profissionalmente organizado. Nele encontramos, dentre todas as coleções disponíveis ao acesso, cinco imagens anônimas do ano (aproximado) de 1910 "circa" da cidade de Belém do Pará.
As fotos aqui postadas podem ser ampliadas ou vistas no site do Instituto, pois abaixo de cada uma delas encontram-se os links de acesso direto à fonte.
Há um inconveniente: a marca d'água digital da "casinha" no centro dessas iconografias — sem pagar pela utilização dessas imagens você leva junto o logotipo do Instituto —, protegidas por direitos autorais.
No caso este Blog, que não tem finalidade comercial, apenas divulga a página de Internet, pertencente ao grupo UOL — Universo Online —, que hospeda o conteúdo do IMS — Instituto Moreira Sales.
As legendas das fotografias aqui reproduzidas estão aspadas, já que repetem, ipse liters, as informações dadas pela instituição.
A panorâmica do Largo da Pólvora (a primeira de cima para baixo) tirada pelos idos de 1910 dá a dimensão da ocupação urbana naquela década: vê-se a confluência da Aristides Lobo e da Oswaldo Cruz com a Presidente Vargas e 1º de Março.

"Anônimo. Largo da Pólvora. Praça da República. Belém. PARÁ / Brasil. 1910 circa." (IMS)

http://acervos.ims.uol.com.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/showFotografia.xis&environment=^d/iah/^c/home/ims/homolog/cgi-bin/iah/^b/home/ims/homolog/bases/iah/^siah/iah.xis^v2.5.3&id=A5P3F08-39.jpg

"Anônimo. Vista de Bélem, vendo-se o Teatro da Paz. Praça da República. Belém. PARÁ / Brasil. 1910 circa." (IMS)
BLOG HB

"Anônimo. Praça da República. Praça da República. Belém. PARÁ / Brasil. 1910 circa." (IMS)
BLOG HB

"Anônimo. Igreja das Mercês. Praça das Mercês. Belém. PARÁ / Brasil. 1910 circa." (IMS)

http://acervos.ims.uol.com.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/showFotografia.xis&environment=^d/iah/^c/home/ims/homolog/cgi-bin/iah/^b/home/ims/homolog/bases/iah/^siah/iah.xis^v2.5.3&id=A5P3F08-22.jpg

"Anônimo. Ponte de tijolo no interior do Parque da Residência. Parque da Residência. Belém. PARÁ / Brasil. 1910 circa." (IMS)

http://acervos.ims.uol.com.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/showFotografia.xis&environment=^d/iah/^c/home/ims/homolog/cgi-bin/iah/^b/home/ims/homolog/bases/iah/^siah/iah.xis^v2.5.3&id=A5P3F08-26.jpg

7 comentários:

  1. Haroldo, parabéns pelo site, estávamos precisando de algo que estivesse ao nosso alcance e nos mostrasse Belém de uma forma intrigante e fascinante.
    Sobre as fotos do IMS, algumas correções podem ser direcionadas ao Instituto.
    - A terceira foto é da Pça. das Mercês e não Pça. da República. (atentar para o Monumento e o casario ao fundo);
    - A quinta foto é da Pça. Batista Campos e não Parque da Residência;
    Creio que a primeira foto foi tirada do alto da extinta Caixa d´água Paes de Carvalho (1º de Março c/ Ó de Almeida) tanto pelo ângulo da foto quanto pelo fato de ser o mais alto ponto da cidade, à época.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu avô e bisavô foram Manoel Martins Ramos e Manoel Martins Ramos filho.

    Meu pai , Manoel Martins Ramos Netto(nasc 1923 em Belém do Pará).

    Gostaria de ver fotos de 1922 até 1943 , de Belém. Você tem?

    Estou muito impressionada com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. oi! sou o pedro, e sou um fã da historia de belem. cara muito legal o site. as fotos são otimas, vou acessar mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Caro Haroldo,
    Com certeza vou olhar c mais detalhes seu trabalho e as fontes q vce cita. Farei uma palestra no dia 9 de abril fazendo abordagem sobre geografia médica. Minha busca até chegar ao seu post foi justamente pq quero fotos de Belém como era e como está agora p abordar a desconstrução dos espaços pelo homem ao longo do tempo em que ele o ocupa. Vce tem este estudo comparativo?
    Obrigada Cléa Bichara
    cleabichara@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelas fotos de Belém Haroldo, já falei antes com voce sobre fotos, ainda continuo a procurar fotos da Mesbla, Bechara Mattar e a saudosa 4400 depois Lobras, abração do Paulo Parijós.

    ResponderExcluir
  6. lindo, o Blog esta lindo posso fazer parceria com você? eu adoraria colocar um banner seu no meu Blog.
    se caso voce concorde passe-me um Email com autorização, ficarei no aguardo!

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!