segunda-feira, 20 de abril de 2009

Belém do Pará: um dia desenhado no final dos anos 1940.

Imagens digitalizadas pelo Blog HB a partir de revelações em dininuto formato: 5,5x5,5cm.
Não conhecemos a autoria das fotografias, por isso não há créditos, nem exata datação — por dedução a década de 1940 estaria em cena. Acreditamos, tanto pela unidade de iluminação, quanto pelo enquadramento, que sejam do mesmo retratista profissional em um dia de trabalho. Se o horário de 14:15h no relógio do prédio da SNAPP estiver correto, seria possível ordenar as fotos pelo itinerário do autor: uma tarefa de investigação para os especialistas em luz natural.
Desafogá-las desse oceânico tempo já nos seria mais que suficiente, todavia, não dispomos de material confiável que nos permita reduzir tal foco de modo comprovativo.
As imagens são ampliáveis por clique.
Praça da República — ao fundo, por detrás do monumento com inscrição "outubro de 1930", vê-se o edifício na esquina da Oswaldo Cruz com a Presidente Vargas. (original 5,5x5,5cm)
Praça da República — fundos do teatro Waldemar Henrique. (original 5,5x5,5cm)
Praça do Pescador — vista parcial à lateral do Solar da Beira, o prédio no plano intermediário não mais existe, nem o chafariz. (original: 5,5x5,5cm)
Prédio da SNAPP — o relógio parece marcar 14:15h. (original: 5,5x5,5cm)
Monumento ao Escoteiro — lateral do prédio da SNAPP — Castilho França com Presidente Vargas. (original: 5,5x5,5cm)
Largo das Mercês — alguém aparentemente fardado caminha em direção à Frutuoso Gumarães. (original: 5,5x5,5cm)

3 comentários:

  1. Haroldo boa tarde, sou proprietario do restaurante la pizzeria, e gostaria que você me ajudasse com fotos do casarão em que funciona hoje o restaurante. fica ao lado da igreja da sé na cidade velha.. no aguardo..

    ResponderExcluir
  2. Fotos Fabulosas e o trabalho de torná-las pública mais ainda. estou escrevendo minha Tese e como o contexto é a cidade entre 1920 e 1940, as imagens postadas por voce foram utilissimas. Estará com certeza em minhas referencias.
    Uma questão apenas: como vc tem conseguido rastrear essas imagens, por meio de doações ou acervo pessoal?
    parabens

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!