quinta-feira, 17 de abril de 2008

A marca chique da Livraria Maranhense.

Uma raridade que conseguimos digitalizar: a marca da Livraria Maranhense. O proprietário, Antônio Facióla - com acento agudo no "o" -, foi intendente municipal de Belém em 1929, quando comprou o relógio para a Praça dos Aliados (do Relógio), dizem, com o seu próprio dinheiro. Morava na esquina da Av. Nazaré com a Dr. Moraes, no Palacete Faciola - que há pouco foi desapropriado pelo Estado. Era acionista do Banco do Pará e da Cervejaria Paraense. Dono da maior coleção de Emile Gallé no Brasil, usava enormes anéis de brilhantes e passeava em seu Rolls-Royce ou Cadillac guiado por garboso chofer; o confundiam, em París e Viena, com os príncipes russos, mas...o mais importante de tudo: era um exímio pianista que integrou o corpo docente do embrionário conservatório de música, hoje Funfação Carlos Gomes. Seus comentários sobre os requintados espetáculos apresentados no Theatro da Paz geralmente eram transcritos por jornalistas que ao lado dele se sentavam para captá-los. Ele morreu em 1936, mas vamos investigar e postar mais informações, inclusive folclóricas, sobre essa figura; afinal, ele era "o cara"!
PS.: A chácara Bem-Bom, que fica na Av. Almirante Barroso entre Mauriti e Barão, erroneamente chamada de "Palacete Faciola", também era dele!


Banco do Pará: Rua Conselheiro João Alfredo.
Fábrica de Cerveja Paraense: Avenida Independência, defronte ao colégio Gentil Bittencourt. Duas vistas: interna e do Bar Paraense.
Praça do Relógio na década de 1940.
Antônio Facióla: amigo de Carlos Gomes e um exímio pianista:
"O conservatório, que se vinculou à historiografia musical do Pará por tão dignificante contribuição, ressurgiu em 1929, no Governo Eurico Valle, e com o apoio do então Intendente Municipal de Belém, Senador Antônio de Almeida Faciola, que havia integrado o seu corpo docente na arrancada inicial. Esse reaparecimento, teve nos maestros Ettore Bosio e José Domingues Brandão e professores Cincinato Ferreira de Sousa e João Pereira de Castro os seus mais vibrantes entusiastas, que tornaram realidade a magna ocorrência em solenidade, presidida pelo Governador do Estado, em 11 de julho de 1929, no Theatro da Paz." (http://www.fcg.pa.gov.br/iecg.htm)
Foto oficial de Antônio Facióla no Senado do Estado do Pará e Intendência Municipal 1929.

Revista Claudia de maio de 1977: Dona Iná Faciola, filha de Antônio Faciola, é a guardiã das muitas obras de arte compradas na Europa no período áureo da borracha.
( ( (Clique sobre as imagens para ampliá-las!) ) )
Leia mais sobre Antônio Facióla na Web:


___________________________________________
Um burro diante do palácio*
01 de setembro de 2000.
Haroldo Baleixe

*Texto publicado na revista eletrônica Belém do Pará sob o título "Um burro olhando para o Palacete Faciola".
Oscar Faciola: carnaval de 1916.  talvez no (folclórico*) Rolls-Royce 1915 de Antônio Facióla, seu pai, com chauffeur e umas "gatinhas" da época.
Carta de Antônio Facióla ao seu filho Oscar, datada de 17 de setembro de 1921. Clique na imagem e leia seu conteúdo: Antônio Facióla desenha a política econômica de Epitácio Pessôa como nociva ao Pará.
Carta de Antonio Faciola ao seu filho Oscar, datada de 14 de novembro de 1921: Nas duas missivas há referências ao "Marco" (da légua) como sinônimo da chácara "Bem-Bom": "paraíso". Essa chácara, após o desabamento da edificação, foi desapropriada pelo prefeito Edmilson Rodrigues para a construção de um hospital psiquiátrico. É aquilo que se vê na Almirante Barroso, entre a Mauriti e a Barão: uma fachada assustadoramente fora de nível com uma obra inacabada por trás. Tudo plenamente pichado!

*Há um folclore citadino que Antônio Faciola possuía um Rolls Royce; até o início da década de 1980 o povo acreditava que ele estivesse guardado na garagem do Palacete, mas lá só havia um Bel Air da década de 1950, de sua filha Inah.
Antônio, quando Intendente de Belém, entre 1929/30, foi presenteado, pelo Alto Comando do Comércio, com um Cadillac.


4 comentários:

  1. Estava à procura de artigos sobre Belem à época da borracha quando me deparei com este blog simplesmente maravilhoso! Vou indicá-lo para meus amigos.
    É uma pena que nossos governantes não valorizem a conservação de nosso patrimônio histórico! Ainda bem que existem pessoas como vc Haroldo que possibilitam que jovens tenham acesso a esta janela para o passado!

    Um abraço carinho e agradecido por essa massagem na alma

    Célia Cordeiro!

    ResponderExcluir
  2. Senhor Haroldo Baleixe,
    Gotaria de cumprimentá-lo pelo seu blog e, principalmente, pelos textos e imagens, o que diferencia este espaço virtual.
    Se o senhor puder entrar em contato comigo através do j_vidigal@gmail.com agradeceria muitíssimo, pois possuo algumas imagens do Rio de Janeiro antigo e, pelo visto, o senhor dá alguma burilada nas imagens para melhorá-las. Se eu pudesse enviá-las digitalizadas o senhor daria esse tratamento? O sehor poderia posta-las no seu blog, sem problemas. São exclusivas e há muitas do aterramento do Flamengo.
    Obrigado.
    PS.: Enviei um e-mail para o senhor com este mesmo texto.

    ResponderExcluir
  3. Haroldo, postado. Vamos ver se algum amigo pode falar mais sobre o Cadillac.

    http://carrosantigos.wordpress.com/2009/01/25/qual-o-carro-do-antonio-faciola/

    ResponderExcluir
  4. Excelente o seu trabalho jornalistico, cultural e da história de Belém do Pará, estava pesquisando sobre o prédio na Almirante Barroso e tirei foto do mesmo como palacete Facióla, porém, tenho como hobby a arte fotográfica e pesquisar de fato cada local que está sendo fotografado e encontrei neste seu blog as informações históricas, só tenho que agradecer e pedir para você não parar com este seu trabalho que poucos fazem. A foto deste prédio construido na chácara de nome BEM-BOM na época da borracha será inserida no site abaixo donde divulgo para o mundo o que temos de melhor em nossa região norte, muito obrigado Haroldo Baleixe. Heraldo Amoras_Monte Dourado-PA. www.panoramio.com/user/heraldoamoras

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!