quinta-feira, 17 de abril de 2008

A angústia do prelo.

Prelo, do latim prelu, é aquilo que espreme. É uma prensa manual para testes de impressão tipográfica. Por isso o termo: "está no prelo", que quer dizer que um livro está em fase de impressão, a caminho da publicação. Esse espremido que o prelo provocava - porque não mais se utiliza a engenhoca arcaica para essa finalidade - nas páginas dos livros, deveria ser igual à pressão que o autor de uma obra sente com a espera da noite de autógrafos: deve ser uma angústia danada, porque o livro é a noiva e ele quer vê-la antes de entrar na igreja! (Nesse caso pode, aliás, deve!)

Essa ansiedade de autor nos trouxe à memória o bro Augusto Sarmento, que escreveu em sua dissertação do mestrado em Direito da UFPA: Direitos Humanos e Egressos do Sistema Penal. Ele deve estar com o coração apertado - ou prensado - porque o seu livro lá está: no prelu - em latim porque advogado adora um latim!
Mas, como somos do bem, vamos dar uma palhinha só da capa que bolamos pro livro dele. Pelo menos aqui todos podemos dar aquele suspiro aliviado que se dá depois de um gol. Esse "charminho" da editora é necessário, até porque o prelo é um objeto elegante.
Chi! Será que é penal ou penitenciário? É brozão: haja coração para aguentar os vacilos e correções dos artistas!
Fotos: Haroldo Baleixe.
Arte da capa do livro: Haroldo Baleixe e Ronaldo Moraes Rêgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!