terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livro conta a história da Faculdade de Medicina da UFPA


A história de uma das mais antigas faculdades do Pará é o tema do livro: “Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará 1919/1950 – da fundação à federalização”. O trabalho será lançado dia 25 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA), na Av. Generalíssimo Deodoro, 223.
A obra é fruto de levantamento histórico de dois pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuantes no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), os médicos Aristoteles Guilliod de Miranda e José Maria Abreu Junior, os quais desenvolveram a pesquisa em quatro anos. O livro traz informações de documentos oficiais e entrevistas de personalidades da área. A publicação tem o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e conta com projeto gráfico feito pela Oficina de Criação da UFPA.
Conteúdo - O livro é composto por 29 capítulos, distribuídos em 520 páginas e mais de 77 fotografias em preto e branco. Segundo os pesquisadores, o conteúdo da obra é bastante abrangente. “Não se trata de um trabalho exclusivamente destinado a médicos. Vai muito além da história de uma Faculdade de Medicina, abordamos também a evolução das ciências da saúde e as lutas estudantis no Estado do Pará. Num momento em que a UFPA sequer existia”, ressalta o doutor José Maria.
A obra faz um passeio histórico desde a época em que a Faculdade era uma instituição privada até a luta para que ela virasse uma instituição pública federal. “Resgatamos nomes esquecidos dos primórdios da Faculdade, como o Barão de Anajás; trazemos dados novos de personagens, como o doutor Camilo Salgado; ainda esclarecemos muitos fatos que ficaram obscuros na historiografia oficial”, garante José Maria. Na opinião de Aristoteles Guilliod, o livro “Memória histórica da Faculdade de Medicina” prenderá a atenção do leitor principalmente porque não há obra similar disponível no mercado. O livro será comercializado no valor de R$ 50.
Serviço:
Lançamento do livro “Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará 1919/1950 – da fundação à federalização”
Dia 25 de novembro, às 19 horas
Local: Auditório do CRM-PA, Av. Generalíssimo Deodoro, nº 223, entre Oliveira Belo e Diogo Móia.

Texto: Ascom/FADESP

O médico José Maria de Castro Abreu Junior é colaborador do Blog HB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!