sexta-feira, 16 de julho de 2010

A justa homenagem a Alcyr Meira:

Alcyr Meira, o desenho em primeira publicação e as instruções de feitura do Escudo.

Haverá uma campanha na Universidade Federal do Pará para revitalizar, de forma digital, a imagem criada pelo  engenheiro-arquiteto Alcyr Boris de Souza Meira na década de 1960 para o escudo da instituição.
Uma pesquisa iniciada  pelo Blog da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), incorporou o apoio da Biblioteca Central que encontrou na revista Anais Científicos a primeira publicação do Escudo ainda nominando a UFPA como Universidade do Pará (sem o adjetivo Federal).
A Universidade hoje utiliza-se de uma variação do desenho original com uma águia sem nenhuma relação com a proposição de Alcy Meira.
A UFPA poderia, se assim o quisesse seu Conselho Universitário, criar a medalha Alcir Meira: um emblema em ouro e esmalte; para isso há um prospecto publicado em 1969.
O mérito: a imagem em foco é autoral e está nos diplomas de profissionais formados pela instituição que atuaram, atuam ou atuarão em prol do desenvolvimento regional.

A variação do Escudo: 1964 (original), 1985 (impressão da GEU), 2010 (em divulgação na Wikipédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!