Tais ornatos de livros fazem parte de sua coleção; os três aqui menores foram feitos por Manoel de Oliveira PANTANA e o maior é de autoria de Theodoro Braga, um dos mestres de PASTANA.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Ex-libris históricos:
Tais ornatos de livros fazem parte de sua coleção; os três aqui menores foram feitos por Manoel de Oliveira PANTANA e o maior é de autoria de Theodoro Braga, um dos mestres de PASTANA.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
O BRASÃO original da UFPA:
Uma investigação informal e pública (on line) está a cata da autoria do primeiro brasão da Universidade (Federal) do Pará.
Segundo informações dadas à diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji, pelo falecido médico José Luiz Araújo Mindello, um conhecedor de heráldica, o símbolo com o qual a UFPA decorou o Theatro da Paz em sua sessão tardia de criação em 1959, fora elaborado por ninguém menos que Manoel de Oliveira Pastana.
O Blog da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA está à frente de uma ação coletiva que envolve a Biblioteca Central, o Museu da UFPA, a Reitoria e quem mais tenha informações relevantes, para recompor tanto a simbologia ora abandonada, quanto sua história.
Quem possuir material que ajude na nobre causa, que deixe um comentário naquele blog.
terça-feira, 27 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Onde o diabo perdeu o coturno:

domingo, 25 de julho de 2010
"A pouca realidade", artigo de Ferreira Gullar à Folha de São Paulo:
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Os asnos que nos representam:
José Augusto Toscano Simões na ELF:
O convite do Catálogo Especial de Verão 2010 de SIMÕES apresentado pela galeria ELF:
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Belém do Pará — Cine Notícias:
Blog HB
Todos os filmes pertencem à coleção do MIS-PARÁ.
O jpirataria, por mais que tenha filmado a partir da projeção, fez um trabalho EXCELENTE; pelo menos sabe-se de um naco do que lá existe.
Enquanto o Museu da Imagem e do Som não tem dinheiro para comprar um equipamento que digitalize as películas e as disponibilize ao público, que contrate o jpirataria para facilitar a vida dos Internautas.
"J", isso não é PIRATARIA, é BENFEITORIA!
Belém do Pará (350 anos) de Líbero Luxardo/Milton Mendonça:
Os filmes são do MIS-Pará, mas é necessário que se vá ao Museu da Imagem e do Som para vê-los; o Jpirataria resolveu esse problema quando os jogou ao mundo e merece PARABÉNS!
O próprio MIS deveria contratar o jpirataria para fazer o mesmo com todo o seu acervo.
O blog CINEMATECAPARAENSE diz:
"Cine-jornal-Belém 350 anos (1965)
No ano de 1965 Belém do Pará completava 350 anos, e a produtora de cine-jornais de Líbero, Amazônia Filmes, não podia deixar passar me branco. Junto com seu cinegrafista Milton Mendonça, que mais tarde o sucederia na realização destes cine-jornais, fizeram um filme homenagem a esta Belém 'metrópole' e seus 'grandes arranha-céus' que ainda guarda suas 'suntuosas construções seculares'. Praças, clubes, monumentos, tudo que Belém tinha e ainda tem de bom, nos dando a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, percorrendo uma Belém da memória. O próprio Líbero e a estrela de 'Marajó', Lenira Guimarães, aparecem neste filme, fazendo a divulgação do filme longa-metragem do cineasta para empresários locais."
(Deve ser: produzido em 1965, lançado em 1966, aniversário da capital paraense.)
Como nas filmagens não há crédito à direção colocamos Líbero Luxardo/Milton Mendonça.
E por Falar em Milton Mendonça, uma colaboradora nos enviou o Caso Milton Mendonça e a justiça do trabalho; algo patético, que não sabemos ser verdadeiro.
Medalha comemorativa do 350º aniversário da cidade de Belém:
Cara e coroa cunhadas na Distintivos Randal LTDA. do Rio de Janeiro, enviadas para o Blog pelo Ivan Brasil:
terça-feira, 20 de julho de 2010
domingo, 18 de julho de 2010
Cosanostra — o vagão dos execráveis:
Algo que arquitetonicamente nos remete ao Circo dos Horrores e à dinâmica do Holocausto.
O triunfo de um adeus orgasmático a mais de duas décadas de situações memoráveis, hoje satanizadas pelo politicamente correto dos sem cultura ou tradição.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
A justa homenagem a Alcyr Meira:
quarta-feira, 14 de julho de 2010
A tradição futebolística de Belém fará falta à Copa de 2014, diz guardian.co.uk:

Blog HB
'O primeiro critério usado para selecionar cidades-sede é o amor pelo esporte. A cidade tem futebol, tem fortes equipes locais? Não há nenhum ponto favorável sediar a Copa do Mundo em grande cidade com estradas, um bonito aeroporto e hotéis, se não há clubes de futebol' disse Araújo.
Contudo em vez de optar por cidades como Belém e Goiânia com respeitáveis clubes locais e um grande número de torcedores, as autoridades decidiram utilizar cidades como Manaus no Amazonas que foi escolhido em detrimento de sua vizinha Belém e a capital do Brasil, Brasília, em vez de Goiânia. 'Não é verdade que a capital de um país deva ser obrigatoriamente uma cidade de acolhimento à Copa. Você precisa ter jogos onde há multidões e acima de tudo onde vão permanecer frequentando os estádios depois que a Copa do Mundo acabar' disse Araujo.
'Belém tem uma forte tradição no futebol, tem clubes que jogaram na primeira divisão e na Taça Libertadores e tem uma boa média de público. Manaus por outro lado tem um futebol inexpressivo. Tem um clube na Série D com uma média de 1.000 torcedores por jogo. Você não pode pensar em construir um estádio para meia dúzia de jogos depois da Copa do Mundo.'" (Tradução livre com auxílio do Google)
segunda-feira, 12 de julho de 2010
quinta-feira, 8 de julho de 2010
A Criação da Xoxota, por Mário Quintana:
Chegando na frente, veio um açougueiro
Um bom marceneiro, com dedicação
Em terceiro o alfaiate, capaz e moderno
Um bom caçador, chegando na hora
Em quinto chegou, sagaz pescador
Em sexto, o bom padre da igreja daqui.
Por fim o marujo, zarolho e perneta
(Espalhou-se como do Mário Quintana)
terça-feira, 6 de julho de 2010
segunda-feira, 5 de julho de 2010
sábado, 3 de julho de 2010
PP revela o porquê do imperscrutável fracasso da Seleção:
Blog HB
E que ninguém fale mais sobre esse assunto funesto!
sexta-feira, 2 de julho de 2010
O palpite otimista do Blog HB:
Postspcruptvm:
O compacto da derrota:
...Qualquer vadia serve, assim eles podem ser efetivamente chamados de filhos da puta!