quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"Qual a melhor Gabriela?"; uma questão levantada por Mauro Guimarães



As cenas em questão são banhos vistos em capítulo da atual novela e no filme com Sônia Braga.

Não é possível comparar uma novela com um filme (e vice-versa) - Juliana Paes não mostra a pentelheira (que não tem) na novela atual (mostraria em um filme?).
Pentelheira por pentelheira, segundo Zéu Brito, não há, na história deste país, alguma com mais "caminho do inferno" do que a (pentelheira) da Cláudia Ohana.
Quem lembra do ensaio fotográfico da mocinha pelada sabe do que aqui se fala; já os que a viram dançando, belíssima, no Faustão, imaginam que a jovem senhora tenha uma pentelheira bem aparada e cheirosa, como manda o figurino atual aos bons modos de higiene à boa saúde.
Sônia Braga (Gabriela 1) e Juliana Paes (Gabriela 2) são de tempos distintos; tal qual o são Pelé e Neymar ou Maradona e Messi.
Basta que nos lembremos quando não havia freios ABS e outras tantas tecnologias, inimagináveis, que transformariam a nossa vida de motorista, que sem elas, não enfrentaríamos o trânsito atual (por elas mudado).
Um Fusquinha 1968 é uma mera curiosidade nas nossas pistas - há muito sabemos do que ele é capaz: de quase nada, se comparado ao New Beetle
Se em um De Volta Para o Futuro que se passasse no ano de 1968 chegássemos de New Beetle seria uma curiosidade indefinida, esquisita; sem parâmetro algum para ser bela, ou "melhor".
Brevemente os carros populares terão ABS como item de série, é a evolução "natural" das coisas; só não sabemos exatamente quando voltará a moda da touceira de pentelho, ou se ela (a pentelheira) será tão popular (e necessária à vida) quanto o ABS.
Sabe-se que os pentelhos, à semelhança da proteção antichoque dos airbags, amortecem a pelvis em trepadas bruscas, animais; coisas que não mais se pratica com o advento da homossexualidade.
Pentelhos crescerão em outros lugares do corpo: talvez na língua, na palma do pé, nas orelhas...não se sabe ao certo porque são hábitos em evolução constante auxiliados por equipamentos eletrônicos inteligentes.
Não se assuste com as possibilidades da simbiose biônica, pois o seu futuro tablet pode vir equipado com células capilares capazes de fazer crescer pentelhos nos locais onde o aparelho mais se bate ao cair no chão.
Mas...voltando à questão do Mauro: "Qual a melhor Gabriela?"
A pérola imaginária miscigenada por Jorge Amado no livro Gabriela, Cravo e Canela; pois é só lá que ela tem os justos e atemporais pentelhos que encantaram e encantarão gerações e gerações de punheteiros.
Abraço,
Haroldo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!